18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEmbaixador da Hungria visita cidade sadina em dia dedicado à cultura do...

Embaixador da Hungria visita cidade sadina em dia dedicado à cultura do país de leste

Miklós Hamai vai estar em território setubalense acompanhado de István Puskás, vice-presidente da Câmara de Debrecen

 

- PUB -

O embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Tamas Hamai, acompanhado de István Puskás, vice-presidente da Câmara Municipal de Debrecen, vai estar na cidade sadina a 14 de Maio, dia dedicado à cultura do país de leste.

Para o Dia da Cultura Húngara, promovido em conjunto com a Embaixada da Hungria e a Associação Cultural Novas Ideias, a Câmara Municipal de Setúbal tem programado um dia recheado de actividades, repartidas pelo interior e exterior da Casa da Baía.

Entre “dança e música, gastronomia e workshops”, o programa contempla “demonstrações de danças folclóricas pelo grupo Haidú”, a acontecer entre as 14 e as 20 horas.

- PUB -

Além disso, vão também realizar-se “dois apontamentos musicais com ritmos de jazz e música tradicional húngara pelo trio Contempo, que dá a conhecer o instrumento tradicional húngaro cimbalom”.

Ainda para o dia 14 está programada “uma demonstração de teqball, modalidade desportiva inventada por húngaros, assim como um workshop gastronómico dinamizado pela chef da Embaixada da Hungria, um workshop criativo com motivos tipicamente húngaros e outro dedicado ao sistema de escrita das runas húngaras”.

A Casa da Cultura vai igualmente acolher três exposições, patentes entre as 14 e as 20 horas, “sobre os “Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád”, os “Húngaros no Futebol Português” e uma terceira mostra sobre o último rei húngaro, Carlos de Habsburgo, falecido há cem anos e cujo túmulo se encontra na Madeira”.

- PUB -

No entanto, os acontecimentos previstos para o Dia da Cultura “integram um programa municipal mais abrangente, iniciado a 14 de Outubro com o Dia da Cultura Coreana, que visa a divulgação dos costumes e culturas de outros países junto dos setubalenses”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -