26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEmbaixador da Hungria visita cidade sadina em dia dedicado à cultura do...

Embaixador da Hungria visita cidade sadina em dia dedicado à cultura do país de leste

Miklós Hamai vai estar em território setubalense acompanhado de István Puskás, vice-presidente da Câmara de Debrecen

 

- PUB -

O embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Tamas Hamai, acompanhado de István Puskás, vice-presidente da Câmara Municipal de Debrecen, vai estar na cidade sadina a 14 de Maio, dia dedicado à cultura do país de leste.

Para o Dia da Cultura Húngara, promovido em conjunto com a Embaixada da Hungria e a Associação Cultural Novas Ideias, a Câmara Municipal de Setúbal tem programado um dia recheado de actividades, repartidas pelo interior e exterior da Casa da Baía.

Entre “dança e música, gastronomia e workshops”, o programa contempla “demonstrações de danças folclóricas pelo grupo Haidú”, a acontecer entre as 14 e as 20 horas.

- PUB -

Além disso, vão também realizar-se “dois apontamentos musicais com ritmos de jazz e música tradicional húngara pelo trio Contempo, que dá a conhecer o instrumento tradicional húngaro cimbalom”.

Ainda para o dia 14 está programada “uma demonstração de teqball, modalidade desportiva inventada por húngaros, assim como um workshop gastronómico dinamizado pela chef da Embaixada da Hungria, um workshop criativo com motivos tipicamente húngaros e outro dedicado ao sistema de escrita das runas húngaras”.

A Casa da Cultura vai igualmente acolher três exposições, patentes entre as 14 e as 20 horas, “sobre os “Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád”, os “Húngaros no Futebol Português” e uma terceira mostra sobre o último rei húngaro, Carlos de Habsburgo, falecido há cem anos e cujo túmulo se encontra na Madeira”.

- PUB -

No entanto, os acontecimentos previstos para o Dia da Cultura “integram um programa municipal mais abrangente, iniciado a 14 de Outubro com o Dia da Cultura Coreana, que visa a divulgação dos costumes e culturas de outros países junto dos setubalenses”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -