20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaNova área de estacionamento e parque canino reabilitam entrada verde da cidade...

Nova área de estacionamento e parque canino reabilitam entrada verde da cidade de Almada

Uma cidade moderna comprometida com o desenvolvimento sustentável que coloca as pessoas e os animais na primeira linha

- PUB -

 

Inaugurado no passado sábado, o novo parque de estacionamento do Parque da Paz veio reforçar a rede de parqueamento da cidade de Almada com mais 130 lugares para viaturas, incluindo de duas rodas. A 50 cêntimos por hora, uma das inovações deste espaço continuo ao maior pulmão verde da cidade é ter as primeiras três horas gratuitas.

“Além de pretendermos uma elevada rotatividade de estacionamento, também pretendemos chamar as pessoas a visitarem o Parque da Paz”, comentava a presidente da Câmara de Almada na altura da inauguração. Para Inês de Medeiros, a solução encontrada para esta faixa de território na principal entrada da cidade, na estirada da auto-estrada e IC20, foi uma das obras mais significativas no traçado urbano.

- PUB -

Além de combinar uma zona de parqueamento de viatura com a área familiar, de lazer e desporto do Parque da Paz, numa solução de “complementaridade” ambiental, o projecto incluiu 500 metros quadrados onde foi instalado um parque canino com equipamento diferenciado.

Com base num projecto inicial que começou nos espaços verdes, o desenho urbano quis “exprimir a forma de viver e de estar deste município tão particular”. Um projecto concebido a “pensar nas pessoas e nos animais”, que transmite uma forma de “viver em conjunto”, referiu ainda a autarca que comentou: “Almada tem uma luz especial, é moderna, alegre e descontraída, humilde e sabe viver”.

Inês de Medeiros admitiu que, numa primeira fase, receou que aquele novo espaço fosse somente mais um parque de estacionamento, mas veio a revelar-se uma obra “inspiradora” para um eixo central que tem de ser requalificado, além de favorecer a ligação ao Parque do Pragal, também já requalificado.

- PUB -

“É daqui que vai partir o corredor verde ao longo do IC20. Vamos construir uma cidade moderna comprometida com o desenvolvimento sustentável que coloca as pessoas e os animais na primeira linha. É uma cidade arrumada e com espaços de convivência e troca”.

Entretanto, no lote de terreno, privado, onde esteve instalado o Pão de Açúcar no Centro Sul na continuidade do novo parque de estacionamento, a Câmara de Almada já demonstrou interesse em conversar com os proprietários para que ali nasça um projecto “urbanístico racional”, ou seja, que não choque com a faixa urbana como iria acontecer caso tivessem avançado as três torres que chegaram a estar previstas”; seria “muito massudo”, comenta a presidente.

Com um investimento municipal de 780 mil euros, o projecto para o novo parque de estacionamento envolveu vários serviços municipais, como património, área de parques urbanos, espaços verdes e ainda obras públicas, realçou o vereador Nuno Matias. “O novo espaço veio ocupar três lotes de terreno, em que apenas um era municipal”, revelou. Lembrando ainda que ali existiu uma antiga estação rodoviária desqualificada.

Além dos arranjos exteriores, alguns deles sensíveis dado existir no local uma bacia de retenção e passar um aquífero, foram plantadas 300 árvores e 1 550 arbustos. “Estamos a aumentar o pulmão verde de Almada. Além do Parque da Paz, estamos a fazer intervenções no Parque Urbano do Pragal para termos mais corredores verdes, apontou o vereador dos Espaços Verdes.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -