20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPAN defende audição do presidente da Câmara de Setúbal sobre acolhimento de...

PAN defende audição do presidente da Câmara de Setúbal sobre acolhimento de refugiados

“É uma violação grosseira dos seus direitos [dos refugiados ucranianos]”, disse a porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza, disse Inês Sousa Real

- PUB -

O PAN defendeu ontem que o parlamento deve ouvir o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, sobre o acolhimento de refugiados naquele concelho, considerando estar-se perante uma “violação grosseira” dos direitos dos ucranianos.

Em declarações aos jornalistas nos Passos Perdidos da Assembleia da República, em Lisboa, a deputada única do PAN, Inês Sousa Real, disse que o partido está “a ponderar, evidentemente, apesar da autonomia do poder local, convocar o presidente da Câmara para que possa prestar todos os esclarecimentos, porque é demasiado grave aquilo que se passou”.

“É uma violação grosseira dos seus direitos [dos refugiados ucranianos]”, disse a porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza.

- PUB -

Em comunicado enviado depois da declaração de Inês Sousa Real, o PAN anunciou a entrega de um requerimento para uma audição urgente da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tem a tutela da Igualdade e Migrações.

A Câmara Municipal de Setúbal é liderada por André Martins, militante do Partido Ecologista “Os Verdes”, eleito nas últimas autárquicas pela Coligação Democrática Unitária (CDU), da qual fazem parte o PCP e o PEV.

Segundo noticiou ontem o jornal Expresso, pelo menos 160 refugiados ucranianos já terão sido recebidos por Igor Khashin, antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos, e pela mulher, Yulia Khashin, funcionária do município setubalense.

- PUB -

De acordo com o Expresso, Igor Khashin, líder da Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), subsidiada desde 2005 até Março passado pela Câmara de Setúbal, e a mulher terão, alegadamente, fotocopiado documentos de identificação dos refugiados ucranianos, no âmbito da Linha de Apoio aos Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal.

De acordo com o Expresso, Igor Khashin e a mulher terão também questionado os refugiados sobre os familiares que ficaram na Ucrânia, mas a Câmara Municipal de Setúbal garante que “nunca foi feita tal pergunta”.

O jornal Expresso refere ainda que Igor Khashin é um dirigente associativo com dupla nacionalidade, que se apresenta como “gestor de projetos”, e que as associações a que terá estado ligado estavam nos sites da Ruskyi Mir e da Rossotrudnichestvo, instituições estatais criadas pelo Kremlin para divulgar a cultura e o mundo russos, mas que, segundo fontes citadas pelo jornal, “podem servir de cobertura a elementos dos serviços secretos” da Rússia

Inês Sousa Real fez um paralelismo entre esta situação e o envio de informações sobre cidadãos russos à embaixada da Rússia pela Câmara Municipal de Lisboa, caso que foi conhecido em maio de 2021. A deputada disse que estas duas situações contrastam com aquilo pelo qual Portugal é conhecido, um país com “respeito pelos direitos humanos”.

AFE / Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -