29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeBarreirense Paulo Matias lança “A Noite dos Heróis” em auditório da Baía...

Barreirense Paulo Matias lança “A Noite dos Heróis” em auditório da Baía do Tejo

Autor lança o seu novo trabalho já no próximo sábado

 

- PUB -

O engenheiro civil habituado a erguer estruturas em aço e betão, Paulo Matias, afirma ter escolhido a temática para a sua nova obra literária, intitulada “A Noite dos Heróis”, “a partir de um artigo publicado no jornal Expresso, em Julho de 2018, no qual se identificava a doação do espólio do coronel Sousa e Castro à associação Ephemera”.

O artigo nascera de uma entrevista que a jornalista fizera ao militar na reserva, no qual contou a viagem realizada a 23 de Abril de 1974, entre Lisboa e o Porto, para a entrega do Plano de Operações do golpe militar. A primeira ideia para a obra foi a de narrar as peripécias desta viagem, mas “a partir das conversas mantidas com três das principais figuras do 25 de Abril”, e cedo a escrita assumiu o objectivo de traçar o retrato dos momentos que antecederam o dia que pôs fim “ao anacrónico regime político que governava o País”.

- PUB -

Quando questionado acerca do porquê deste livro, Paulo Matias adiantou que para os seus filhos, “que nasceram quase vinte anos depois, o 25 de Abril é algo distante, que só identificam por ser dia de feriado”. “Escrevi para que as novas gerações pudessem saber o que foi, quem o preparou e como e porque é que este romance reconstrói os preparativos do grupo de militares que, em segredo, conspirou e desencadeou o golpe militar”, afirma.

“Tendo por personagens as pessoas reais, o livro narra como foram vividos os momentos de tensão e de ansiedade, mas também de profunda esperança, à medida que a conspiração ia ganhando forma”, lembra. O livro tem apresentação pública marcada para o próximo sábado, no auditório do Museu da Baia do Tejo, pelas 16 horas, e dia 19 em Lisboa, na Associação 25 de Abril.

Comentários

Claudio Anaia
Crítico de cinema
- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -