16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeBarreirense Paulo Matias lança “A Noite dos Heróis” em auditório da Baía...

Barreirense Paulo Matias lança “A Noite dos Heróis” em auditório da Baía do Tejo

Autor lança o seu novo trabalho já no próximo sábado

 

- PUB -

O engenheiro civil habituado a erguer estruturas em aço e betão, Paulo Matias, afirma ter escolhido a temática para a sua nova obra literária, intitulada “A Noite dos Heróis”, “a partir de um artigo publicado no jornal Expresso, em Julho de 2018, no qual se identificava a doação do espólio do coronel Sousa e Castro à associação Ephemera”.

O artigo nascera de uma entrevista que a jornalista fizera ao militar na reserva, no qual contou a viagem realizada a 23 de Abril de 1974, entre Lisboa e o Porto, para a entrega do Plano de Operações do golpe militar. A primeira ideia para a obra foi a de narrar as peripécias desta viagem, mas “a partir das conversas mantidas com três das principais figuras do 25 de Abril”, e cedo a escrita assumiu o objectivo de traçar o retrato dos momentos que antecederam o dia que pôs fim “ao anacrónico regime político que governava o País”.

- PUB -

Quando questionado acerca do porquê deste livro, Paulo Matias adiantou que para os seus filhos, “que nasceram quase vinte anos depois, o 25 de Abril é algo distante, que só identificam por ser dia de feriado”. “Escrevi para que as novas gerações pudessem saber o que foi, quem o preparou e como e porque é que este romance reconstrói os preparativos do grupo de militares que, em segredo, conspirou e desencadeou o golpe militar”, afirma.

“Tendo por personagens as pessoas reais, o livro narra como foram vividos os momentos de tensão e de ansiedade, mas também de profunda esperança, à medida que a conspiração ia ganhando forma”, lembra. O livro tem apresentação pública marcada para o próximo sábado, no auditório do Museu da Baia do Tejo, pelas 16 horas, e dia 19 em Lisboa, na Associação 25 de Abril.

Comentários

Claudio Anaia
Crítico de cinema
- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -