16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeGrupo Folclórico e Humanitário de Sesimbra regressa aos palcos no Festival das...

Grupo Folclórico e Humanitário de Sesimbra regressa aos palcos no Festival das Sopas

Evento teve como fim angariar fundos para o aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Santana

 

- PUB -

Depois de dois anos de paragem forçada devido à pandemia de covid-19, o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra regressou aos palcos este fim-de-semana, no Festival das Sopas, no Parque Augusto Pólvora, na Maçã.

A convite do Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 350 de Santana, entidade organizadora do evento, que tinha como objectivo angariar fundos para as comemorações de meio século de vida do agrupamento, a associação apresentou na tarde de sábado o trabalho que tem vindo a realizar recentemente sobre as pesquisas e recolhas etnográficas do concelho.

“Considerámos que esta seria uma forma de motivar ainda mais os nossos elementos, traçando como objectivo este regresso, inclusive para acelerar tarefas com que nos tínhamos comprometido, nomeadamente a requalificação e implementação de alguns trajes etnográficos”, começa por dizer André Antunes, presidente da direcção do grupo, a O SETUBALENSE.

- PUB -

“O balanço é positivo, com folcloristas comprometidos, animados e acima de tudo interessados em representar as suas tradições de forma mais fidedigna possível”, adianta.

Neste momento, o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra diz estar “bem vivo, rejuvenescido e cheio de vontade de expor e partilhar as tradições, usos e costumes do concelho e da zona da Arrábida e pronto para os próximos desafios” e orgulhoso de regressar “aos espectáculos culturais junto da população do nosso querido e amado concelho”.

Nas palavras de André Antunes, esta actuação marcou igualmente “o pontapé de saída para um ano que esperamos cheio de folclore, música e dança tradicional. Já temos o Festival de Folclore de Sesimbra fechado com os grupos convidados, só falta articular o espectáculo com o município”.

- PUB -

O grupo retomou os ensaios gerais em Janeiro, “articulando o que foi ensinado na tocata com as coreografias recolhidas”, e encontra-se agora “a verificar a adesão de jovens que querem vir experimentar e alguns acabam por ficar connosco”, partilha o presidente.

Os ensaios têm lugar todas as sextas-feiras, às 21h30, no salão da sede do Centro Cultural, Social e Recreativo a Voz do Alentejo na Quinta do Conde.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -