18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeImagens captadas por Augusto Cabrita em mostra sobre a índia portuguesa no...

Imagens captadas por Augusto Cabrita em mostra sobre a índia portuguesa no Museu da Fotografia da Madeira

Exposição encontra-se patente até 16 de Julho naquele espaço

 

- PUB -

O Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s recebe até 16 de Julho, a exposição temporária “Augusto Cabrita – Índia Portuguesa”, que reúne um conjunto de imagens captadas em 1960 pelo fotógrafo barreirense, falecido em Fevereiro de 1993 e considerado uma das maiores referências nacionais nesta área.

O espólio, em exibição naquele local desde o passado dia 12, foi cedido pelo filho do autor, seu homónimo e também fotógrafo, sendo apresentado pela primeira vez nesta região do País.

Detentor de um currículo com uma vasta filmografia e de inúmeras reportagens fotográficas, a objectiva de Augusto Cabrita levou à publicação de vários livros, um dos quais, associados aos “50 Anos da CUF no Barreiro”, à “Setenave – Estaleiros Navais de Setúbal”, mas também, às obras “Portugal, Um País Que Importa Conhecer”, “As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal” e “Os Mais Belos Castelos e Fortalezas de Portugal”, editados na década de 80, com textos de Júlio Gil.

- PUB -

Ao longo da sua existência, Augusto Cabrita ficou ainda eternizado em dezenas de capas de álbuns de vários cantores, com destaque para Amália Rodrigues. Autor de dezenas de milhares de filme capturados por si, deixou nos arquivos da RTP, entre outros, testemunhos da visita da Rainha Isabel II a Portugal.

Em 1985 foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, recebeu em 86 o medalhão Barreiro Reconhecido na área de Cultura, Artes e Letras e, na década de 90, a Medalha de Mérito Distrital. A entrada na exposição e gratuita.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -