22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeViviane em concerto este sábado na Sociedade Barreirense “Os Penicheiros”

Viviane em concerto este sábado na Sociedade Barreirense “Os Penicheiros”

Cantora prepara-se para lançar ainda este ano um novo álbum de originais. Concerto decorre no âmbito do ciclo de programação Euphonias

 

- PUB -

A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, recebe na noite do próximo sábado, a partir das 22h00, um concerto da cantora Viviane, considerada uma das vozes mais carismáticas e singulares da música contemporânea portuguesa.

Nesta passagem pelo Barreiro, que acontece no âmbito do ciclo de programação Euphonias, a artista convida todos a viajarem através das suas canções, que evidenciam as influências do fado e da ‘chanson’ francesa.

A cantora, que lançou no ano passado o single “Mundo Digital” e que se prepara para lançar em 2022 um novo trabalho de originais, em plena pandemia, conseguiu editar no ano de 2020 os temas “Quando tiveres tempo” e “Oh! meu pequeno país”, tendo este período sido antecedido pela sua participação no CD de estreia de Renato Júnior “Uma mulher não chora”, com a canção “Goutte à goutte”.

- PUB -

Na mesma altura, a cantora nascida em França integrou ainda o Festival de Jazz Safaricom, no Quénia, tendo se seguido apresentações na Lituânia e Alemanha.

Viviane iniciou a sua carreira musical no inicio da década de 90 quando, juntamente com Tó Viegas, decidiram criar o grupo Entre Aspas que, após ter alcançado o terceiro lugar no concurso de música moderna da Câmara Municipal de Lisboa, assinou um contrato com a multinacional BMG, onde foram gravados seis álbuns.

Em 2001, é ainda gravado o primeiro CD do projecto colectivo Linha da Frente, editado no ano seguinte pela Universal, ao lado de João Aguardela, Luís Varatojo, Dora Fidalgo, Janelo, Prince Wadada e Rui Duarte.

- PUB -

Um ano depois e através da sua própria editora – a ZIPMIX Records –, edita o CD inicial do projecto Camaleão Azul, intitulado “O Sul” e baseado na poesia do escritor Fernando Cabrita.

Após a extinção dos Entre Aspas, em 2005, a cantora inicia a sua carreira a solo com o álbum “Amores Imperfeitos”, seguido do trabalho “Viviane”, tendo integrado em 2008 o projecto “Rua da Saudade”, numa homenagem ao poeta Ary dos Santos, ao lado de artistas como Mafalda Arnauth, Susana Félix e Luanda Cozetti.

Desta experiência resultou o CD “As Canções de Ary” e, em 2010, é convidada pela Região de Turismo do Algarve a dar voz ao tema da campanha internacional “The most famous secret in Europe”.

O terceiro álbum chega em 2011, com o lançamento de “As pequenas gavetas do amor”, que dá continuidade à sonoridade que lhe é tão característica. A este segue-se o seu quarto trabalho, de seu nome “Dia Novo” – editado em 2014 pela Xango –, tendo sido alvo de “excelentes críticas” pela imprensa especializada.

Com a chegada de 2015, Viviane completa uma década de carreira a solo, assinalada no final do mesmo ano com o lançamento de um ‘best of’ intitulado “Confidências”, onde a cantora reuniu as melhores canções dos seus primeiros quatro trabalhos e incluiu o tema original “Fado do Beijo”, além de uma versão de “Cantoras do rádio”, interpretado em 1936 por Carmen Miranda.

Do seu percurso profissional, destaque ainda para o facto de ter sido convidada a ser a primeira Artista Figuras 2016 pelo Teatro das Figuras, em Faro, onde nessa condição realiza três concertos representando as várias fases da sua carreira e as suas várias facetas como artista.

Viviane faz igualmente uma mini-tournée na Lituânia e toca em Paris, no decorrer da festa da Rádio Alfa e na Gala da Associação Cap Magellan, que decorreu na Mairie de Paris.

Já em 2017 realiza uma tournée pela Letônia e Lituânia, tendo esgotado todas as salas por onde passou. Um ano depois, a artista, que veio residir para Portugal aos 13 anos, edita o CD “Viviane canta Piaf”, numa homenagem à cantora francesa Edith Piaf.

A actuação nos “Penicheiros”, com a duração de 70 minutos, tem bilhetes à venda, com preços diferentes para sócios e não sócios, entre os 7,5 e os 10 euros, contando este evento, que cumpre todas as regras relativas à pandemia, com o apoio da Câmara do Barreiro.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -