21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCâmara do Barreiro lembra 120 anos do nascimento do mestre Manuel Cabanas

Câmara do Barreiro lembra 120 anos do nascimento do mestre Manuel Cabanas

Artista produziu 400 xilogravuras ao longo da sua existência

 

- PUB -

Agraciado com a Medalha Barreiro Reconhecido em 1983, e com a medalha de honra do distrito de Setúbal, em 1991, a autarquia barreirense lembrou na última sexta-feira, os 120 anos do nascimento do Mestre Manuel Cabanas, que recebeu também o galardão máximo da cidade – a Medalha de Honra Cidadão Honorário –, em 1996.

Ao longo dos seus 93 anos, Manuel dos Santos Cabanas realizou cerca de 400 xilogravuras, tendo participado também em exposições individuais e colectivas.

Mais tarde, em 1985, foi-lhe entregue pelo Presidente da República, Ramalho Eanes, a Comenda da Ordem da Liberdade e, mais tarde, em 1991, o Presidente Mário Soares conferiu-lhe também a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

- PUB -

Nascido em Vila Nova de Cacela a 11 de Fevereiro de 1902, o artista decidiu vir viver para o Barreiro aos 20 anos, com o intuito de frequentar um curso de praticantes na Caminhos de Ferro do Estado.

A Câmara do Barreiro considera que “120 anos após o seu nascimento continua a haver lugar para lembrar esta figura que demostrou valor político e cívico ao longo da sua vida”, refere, em nota à imprensa.

“Republicano histórico, ao longo da sua actividade política foi preso três vezes e foi, igualmente, afastado do ensino após alguns anos a lecionar na Escola Secundária Alfredo da Silva”, recorda.

- PUB -

Além disso, foi “um dos fundadores do Partido Socialista e figura bastante interventiva logo após o 25 de Abril”, tendo se retirado no fim da sua vida para a sua terra natal, onde doou parte do seu espólio artístico.

Anteriormente, Cabanas havia feito o mesmo com o Barreiro, terra que escolheu para viver durante um longo período de tempo, acabando por falecer a 25 de Maio de 1995, no Hospital de Faro, no Algarve.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -