7 Julho 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeConcelho sadino vê inscritos mais de quatro mil alunos em programa de...

Concelho sadino vê inscritos mais de quatro mil alunos em programa de promoção da literacia do oceano

Cidade é uma das principais aderentes a nível nacional da iniciativa promovida pelo Ministério do Mar

 

- PUB -

A cidade de Setúbal tem este ano inscritos na “Escola Azul”, programa dedicado ao “desenvolvimento da literacia dos oceanos em crianças e jovens”, mais de quatro mil estudantes, sendo “um dos principais concelhos aderentes a nível nacional”.

Os 4 133 alunos do concelho inscritos no programa promovido pelo Ministério do Mar, ao qual Setúbal “se associou em 2020”, frequentam “os agrupamentos Luísa Todi, Sebastião da Gama e Ordem de Sant’Iago, a Escola Secundária D. Manuel Martins e dois estabelecimentos de ensino privado, o Colégio São Filipe e a Escola Primária Santa Ana”, explica a autarquia em comunicado.

Para a sua concretização foi criado um grupo de trabalho “Escola Azul”, que “aproxima o programa à comunidade escolar, dinamizando uma estratégia comum e acompanhando o desenvolvendo de projectos escolares no âmbito da iniciativa”.

- PUB -

Já o município comprometeu-se a facultar “apoio logístico e financeiro às escolas para a concretização de planos de actividades, que respondam às necessidades apontadas pela coordenação nacional”.

“O programa educativo tem como principal objectivo criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade dos oceanos”, com a “Escola Azul a distinguir os estabelecimentos de ensino que trabalham temas relacionados com o mar”.

“Para o presente ano lectivo, estão planeadas acções destinadas a uma campanha publicitária e exposição para a consciencialização de literacia do oceano, assim como a realização de um cordão humano a 19 de Maio, data reservada para a Comemoração do Dia Escola Azul”.

- PUB -

Em simultâneo, também durante o ano lectivo 2021/2022, terá “lugar o Encontro Escola Azul e continuam a realizar-se visitas a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, para promoção da importância do Parque Marinho Luiz Saldanha”.

Nas edições anteriores do programa, “Setúbal concretizou, entre outras acções, a pintura, em escolas, de murais em grande escala, dedicados às temáticas da preservação dos oceanos e alterações climáticas e promoveu visitas de estudo a empresas produtoras de sumos”.

“Nestas deslocações foram partilhados esforços desenvolvidos no âmbito da redução do uso de plástico nas embalagens, nomeadamente com a adopção de palhinhas de papel, medida que fez com que muitos alunos enviassem cartas a outras empresas com propostas de implementação de medidas semelhantes”.

A “Escola Azul”, “que desde Janeiro conta com o alto patrocínio do Presidente da República, segue as orientações da Estratégia Nacional para o Mar e da Estratégia Nacional para a Educação de Cidadania”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)
- PUB -