2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAgrupamento de Escolas D. João I investe no bem-estar social e emocional...

Agrupamento de Escolas D. João I investe no bem-estar social e emocional dos alunos

Projecto Academia de Líderes Ubuntu decorre até amanhã na Baixa da Banheira

 

- PUB -

No âmbito do “Plano 21-23 Escola+”, o Agrupamento de Escolas D. João I, no concelho da Moita, aderiu no presente ano lectivo ao Projecto Academia de Líderes Escolas Ubuntu, iniciativa que tem como macro-objectivo, além das competências académicas, o investimento no bem-estar social e emocional dos alunos.

Segundo a autarquia local, este objectivo tem ainda “uma maior relevância na realidade pandémica que vivemos há já dois anos”, situação que torna o desenvolvimento do projecto de “grande importância” para o referido agrupamento e para o seu público-alvo.

Na sequência do projecto, está a decorrer até esta sexta-feira na Baixa da Banheira, a Semana Ubuntu, nas instalações da Escola Básica n.º 4, com o intuito da capacitação dos professores que ali exercem a sua actividade.

- PUB -

Ao longo da iniciativa, estarão presentes nas actividades cerca de três dezenas de alunos e sete docentes daquele Agrupamento, assim como dois técnicos do Instituto Padre Vieira (IPAV), instituição parceira, com a qual se articula e que “presta consultoria”, convidando alguns dos presentes a prestarem depoimentos considerados experienciais.

De acordo com o município moitense e além da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, a autarquia apoia este projecto através do fornecimento de refeições aos participantes.

Acrescente-se que a referida Academia é “um projecto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança”, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar.

- PUB -

“Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade”, através da promoção de competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.

Formar líderes capazes de promover a reconciliação

Em simultâneo, o evento convida a “uma viagem interior que desafia a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo”, num projecto que ambiciona formar líderes servidores capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação, com a construção de pontes, promovendo sempre a dignidade humana.

Enquanto experiência comunitária, a Academia de Líderes Ubuntu assume-se como um projecto que valoriza a contribuição de cada participante, acolhe a riqueza da diversidade, reconhece e respeita “o valor de cada nova perspectiva e deixa-se inspirar pelo exemplo de outros”, reconhecendo o desejo partilhado de construir um mundo melhor e, ao mesmo tempo, fortalecendo a esperança e a motivação para assumir a responsabilidade na transformação das realidades onde cada um se sente chamado a intervir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -