4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeLançamento do livro “Alfredo da Silva e a I República” agendado para...

Lançamento do livro “Alfredo da Silva e a I República” agendado para dia 15 na Biblioteca do Barreiro

Iniciativa conta com presenças dos presidentes da Câmara do Barreiro e da Fundação Amélia de Mello, Frederico Rosa e Vasco de Mello, respectivamente

 

- PUB -

O auditório Manuel Cabanas, na biblioteca do Barreiro, recebe na próxima segunda-feira, pelas 18h00, a sessão de lançamento da obra “Alfredo da Silva e a I República”, da autoria de Miguel Figueira de Faria, numa iniciativa promovida pela Fundação Amélia de Mello e as publicações D. Quixote/Leya.

Além dos presidentes da Câmara do Barreiro e da Fundação, Frederico Rosa e Vasco de Mello, respectivamente, o evento conta ainda com a presença de Marta Ramires, daquela editora.

Inclui a realização de uma mesa redonda dirigida pelo autor do livro, o segundo da trilogia composta pelas obras “Alfredo da Silva: Biografia” e “Alfredo da Silva e Salazar”, que encerra o conjunto de estudos dedicados ao industrial, realizados ao longo de mais de duas décadas de investigação.

- PUB -

O lançamento da publicação reveste-se de “grande importância”, dado que foi durante este período – entre o fim do regime monárquico e o colapso da I República –, que o ‘pai’ da Companhia União Fabril (CUF) decidiu colocar em marcha este projecto e lhe atribui “a configuração de um grupo económico de expressão internacional”.

Percurso que, segundo esta obra, alicerçou-se “em três eixos fundamentais”: a emancipação empresarial, através da metamorfose de um pequeno accionista no grande patrão da CUF, a revolução industrial tardia, que introduziu em Portugal, ao nível do modelo fabril, das tecnologias e dos métodos de trabalho em contraciclo com o despertar dos movimentos sindicais e do operariado em tempo da implantação da República e da revolução Russa, e ainda, o lançamento do triângulo de referência de um conglomerado com incidência na indústria, nos transportes e na banca, que constituiria a base do crescimento futuro do Grupo CUF.

A obra, lançada dia 15 no Barreiro, foi inicialmente divulgada a 24 de Junho, em Lisboa, durante o mês que encerrou as celebrações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, iniciadas em 2020.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -