28 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeLançamento do livro “Alfredo da Silva e a I República” agendado para...

Lançamento do livro “Alfredo da Silva e a I República” agendado para dia 15 na Biblioteca do Barreiro

Iniciativa conta com presenças dos presidentes da Câmara do Barreiro e da Fundação Amélia de Mello, Frederico Rosa e Vasco de Mello, respectivamente

 

- PUB -

O auditório Manuel Cabanas, na biblioteca do Barreiro, recebe na próxima segunda-feira, pelas 18h00, a sessão de lançamento da obra “Alfredo da Silva e a I República”, da autoria de Miguel Figueira de Faria, numa iniciativa promovida pela Fundação Amélia de Mello e as publicações D. Quixote/Leya.

Além dos presidentes da Câmara do Barreiro e da Fundação, Frederico Rosa e Vasco de Mello, respectivamente, o evento conta ainda com a presença de Marta Ramires, daquela editora.

Inclui a realização de uma mesa redonda dirigida pelo autor do livro, o segundo da trilogia composta pelas obras “Alfredo da Silva: Biografia” e “Alfredo da Silva e Salazar”, que encerra o conjunto de estudos dedicados ao industrial, realizados ao longo de mais de duas décadas de investigação.

- PUB -

O lançamento da publicação reveste-se de “grande importância”, dado que foi durante este período – entre o fim do regime monárquico e o colapso da I República –, que o ‘pai’ da Companhia União Fabril (CUF) decidiu colocar em marcha este projecto e lhe atribui “a configuração de um grupo económico de expressão internacional”.

Percurso que, segundo esta obra, alicerçou-se “em três eixos fundamentais”: a emancipação empresarial, através da metamorfose de um pequeno accionista no grande patrão da CUF, a revolução industrial tardia, que introduziu em Portugal, ao nível do modelo fabril, das tecnologias e dos métodos de trabalho em contraciclo com o despertar dos movimentos sindicais e do operariado em tempo da implantação da República e da revolução Russa, e ainda, o lançamento do triângulo de referência de um conglomerado com incidência na indústria, nos transportes e na banca, que constituiria a base do crescimento futuro do Grupo CUF.

A obra, lançada dia 15 no Barreiro, foi inicialmente divulgada a 24 de Junho, em Lisboa, durante o mês que encerrou as celebrações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, iniciadas em 2020.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Carris Metropolitana divulga on-line horários das mais de 150 linhas de autocarros

Horas e tarifários praticados em Setúbal, Alcochete, Moita, Montijo e Palmela podem ser consultados no site oficial da marca

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3

Ministério Público pede autópsia a corpo de jovem que morreu em largada de touros

Funeral de Afonso Jesus será realizado depois de autópsia. Ainda não há data marcada
- PUB -