2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeFestival de dois dias no Barreiro celebra primeiro aniversário da Academia de...

Festival de dois dias no Barreiro celebra primeiro aniversário da Academia de Jazz – Os Franceses

Evento da Sociedade “Os Franceses”, agendado para sexta-feira e sábado, inclui concertos, aulas experimentais e ‘jam sessions’

 

- PUB -

A Academia de Jazz – Os Franceses, no Barreiro, celebra o seu primeiro aniversário nos próximos dias 5 e 6, com uma iniciativa de entrada livre que vai incluir ao longo destas datas dois concertos, Jam Sessions e aulas experimentais.

O novo projecto da colectividade barreirense, recorde-se, tem como principal objectivo “o ensino de forma estruturada e progressiva do jazz, música clássica e moderna”, através da oferta de aulas de baixo, bateria, contrabaixo, guitarra, piano, trompete, saxofone, violino e voz.

“Por privilegiarmos as necessidades específicas de cada aluno, as aulas de instrumento são sempre individuais”, acrescenta a academia, realçando que as mesmas se inserem “num conjunto de cursos adaptados a qualquer idade ou nível de conhecimento musical”.

- PUB -

De acordo com a organização, o evento arranca pelas 21h30 de sexta-feira, no salão principal da SDUB “Os Franceses”, com o concerto de “FIASCO”, um duo intimista constituído por Filipa Franco (voz) e Vasco Pimentel (piano), que irá apresentar um repertório “que abrange algumas composições originais, escritas por ambos, e outras canções do cancioneiro norte-americano”, com temas de jazz contemporâneo e música brasileira.

A primeira noite inclui ainda, no mesmo local, pelas 22h30, uma Jam Session aberta a todos os músicos que nela queiram participar.

No sábado à tarde, às 16h00, o festival prossegue no Jardim d’Os Franceses, com a iniciativa “Jogos Musicais no Jardim”, num momento “descontraído” que pretende relembrar a infância e estimular o espírito jovial, transversal a qualquer geração, sendo recomendada “a qualquer criança, jovem e adulto com coragem para brincar”.

- PUB -

Ao longo do dia, na Academia de Jazz, será ainda possível participar em aulas experimentais gratuitas de instrumento ou voz.

Na altura, estarão disponíveis aulas de acordeão, baixo, bateria, contrabaixo e guitarra, mas também de piano, saxofone, trompete, ukelele, violino e voz, independentemente do nível de conhecimento do aluno.

A reserva da aula poderá ser feita via endereço electrónico ([email protected]), com informações do nome, contacto telefónico e instrumento de cada participante.

A primeira edição do festival termina dia 6, pelas 21h30, no salão da Sociedade, com o concerto de “Swing na Guelra”, colectivo formado por músicos nacionais e estrangeiros, radicados em Lisboa.

Numa troca musical diversa, a formação apresenta canções que evocam a sonoridade tradicional do género musical “jazz manouche” e celebram a miscelânea cultural de forma acessível e contagiante. Após o concerto, volta a ter lugar mais uma Jam Session, aberta a todos os músicos interessados.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -