18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCoral Luísa Todi celebra hoje 60 anos com programação prolongada no tempo

Coral Luísa Todi celebra hoje 60 anos com programação prolongada no tempo

Comemorações incluem concertos, conteúdos sobre a história do grupo e outros eventos

 

- PUB -

Fundado a 25 de Outubro de 1961, por Maria Adelaide Rosado Pinto, directora da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, e Aurélio Lino da Conceição Fernandes, elemento do antigo Orfeão Cetóbriga, o Coral Luísa Todi completa 60 anos de existência no dia de hoje.

Ao longo dos anos, desenvolveu, de acordo com o seu presidente, Luís Fernandes, “uma intensa e ininterrupta actividade, cheia de momentos artísticos de reconhecido valor, vividos em Portugal e também no estrangeiro”.

Imagem do primeiro concerto do Coral Luísa Todi

No que diz respeito às comemorações desta data importante do grupo coral, Luís Fernandes explica a O SETUBALENSE: “As condicionantes sanitárias que ainda vivemos dificultam que comemoremos, neste 25 de Outubro, com a dignidade que se justifica, os 60 anos de fundação”.

- PUB -

Desta forma, decidiram comemorar este aniversário ao longo do período balizado pelas duas datas que consideram “mais marcantes” na história de vida do coral: a da sua fundação, em 25 de Outubro de 1961, e a do primeiro concerto, a 30 de Julho de 1963.

“Iremos fazê-lo com a realização de concertos e outros eventos que atempadamente irão ser anunciados, havendo ainda a intenção de poder produzir durante este período documentos escritos ou em imagem que atestem as nossas seis décadas de história”, revela.

“Além dos nossos fundadores, o nosso pensamento e agradecimento nesta data vai também para todos os que ao longo de 60 anos, e já serão muitas centenas, nas mais variadas formas, incorporaram este projecto daquela que é sem dúvida uma das mais prestigiadas instituições culturais de Setúbal”.

- PUB -

Nos planos para um futuro próximo está ainda a apresentação da grande produção deste ano, “Coral Luísa Todi convida Nuno Guerreiro”, a estrear em Dezembro, no dia 22, num concerto que será na sua totalidade “em português” e terá lugar no Fórum Municipal Luísa Todi.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -