19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeExpansão da incubadora IPStartup permitirá alavancar novos projetos e ideias de negócio

Expansão da incubadora IPStartup permitirá alavancar novos projetos e ideias de negócio

Projecto IPStartUp+ inclui construção de edifício com capacidade para 30 postos de trabalho e requalificação dos espaços existentes em Setúbal e Barreiro

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal vai expandir a sua Incubadora de Ideias de Negócio, num investimento total de cerca de 1,7 milhões de euros.

O projecto IPStartup+ conta com financiamento do programa operacional Lisboa 2020 e permitirá, de acordo com a sua coordenadora, Sandra Pinto, “o avanço de projectos inovadores, de alto valor acrescentado, prevendo-se o aumento do número de ideias de negócio de base tecnológica incubadas no IPS, bem como da constituição de empresas a partir de tecnologia desenvolvida no IPS”.

A Incubadora de Ideias de Negócios do IPS nasceu em 2015 sem espaço físico mas “com muitos recursos humanos altamente qualificados, os docentes do IPS, para apoiar as novas ideias que possam surgir e os seus estudantes”, refere.

- PUB -

No início de actividade, foi-lhe atribuído um espaço dentro do campus de Setúbal, designado Casa do Professor, em frente à Escola Superior de Educação, com dois gabinetes e um espaço de co-working, e ainda outro na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, “sempre na lógica de que trabalhamos no campus para o campus”, complementa.

Nas palavras de Sandra Pinto, “a incubadora esteve desde o começo ligada ao concurso nacional de ideias e planos de negócio da rede politécnica Poliempreende, que sempre pretendemos tornar uma das principais portas de entrada para a incubadora”.

Para além da construção de um novo edifício dedicado à incubação, com capacidade para 30 postos de trabalhos, o projecto IPStartup + traz como novidade a requalificação dos dois espaços nas escolas superiores de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/ IPS) e do Barreiro (ESTBarreiro) para laboratórios de Biotecnologia e Indústria 4.0, o que permitirá também alavancar novos projectos e ideias de negócio nestas áreas.

- PUB -

A candidatura contempla ainda um segundo edifício, construído de raíz, adjacente ao novo espaço de incubação, que será o futuro Laboratório de Desporto e de Audiovisuais do IPS, que vai acolher e desenvolver negócios inovadores na área das indústrias criativas.

“Abre-se todo um outro mundo de oportunidades”

Nas palavras da coordenadora do projecto IPStartup +, “este investimento traz-nos um open space onde será possível ter 30 pessoas a trabalhar em conjunto, já com uma lógica de ambiente de negócios, criatividade, inovação e trabalho em equipa. Abre-se todo um outro mundo de oportunidades que até agora estava restringido pela falta de espaço para o fazer”.

Desde o início da incubadora até ao momento terão sido apoiados cerca de 40 projectos. “Estamos num ambiente de ensino-aprendizagem e fomentamos muito o desenvolvimento das competências empreendedoras em todos aqueles que passam pelos nossos processos de formação”, diz, para depois adiantar que, apesar de os resultados em termos de criação de empresas ainda estarem aquém do que pretendem, estão neste momento a realizar uma passagem para o potencial de criação de spin offs.

“Estamos à procura de projectos de base tecnológica desenvolvidos dentro das estruturas do IPS com conhecimento na área de investigação e a partir daí pensamos que conseguimos dar um salto qualitativo, em termos da criação de empresas de alto valor acrescentado, aproveitando ao máximo o conhecimento e tecnologia produzidos no IPS e torná-lo possível e valorizá-lo para a entrada no mercado”.

O futuro próximo passa, assim, “pela procura cada vez mais activa destes estudantes, tecnologias ou conhecimentos com potencial empreendedor”. Para Pedro Dominguinhos, presidente do Politécnico de Setúbal, “este é um projecto estruturante para o IPS e para a região, porquanto permite a criação de uma base empresarial mais inovadora e tecnológica, possibilitando ainda a atracção de novos investimentos e fomentando o ecossistema empresarial da região”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -