18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Sociedade Cultura em Movimento prossegue este mês no Rosário, Sarilhos Pequenos e termina...

Cultura em Movimento prossegue este mês no Rosário, Sarilhos Pequenos e termina no parque da Moita

Agosto fica marcado por conjunto de seis iniciativas ao ar livre naquele município

 

- PUB -

O programa “Cultura em Movimento” continua a animar neste mês os espaços públicos do concelho da Moita.

Com teatro, a apresentação de um livro e muita música, a iniciativa do município pretende proporcionar “diversas actividades ao ar livre” à população, ocupando parques e jardins, praças e ruas de diversas freguesias, cumprindo sempre todas as normas da Direcção-Geral da Saúde para o sector da cultura, no âmbito da actual situação pandémica.

Animação prossegue domingo com “Amores na Clandestinidade”

- PUB -

De acordo com a programação divulgada pela autarquia e depois de um leque de eventos realizados em Julho, a animação prossegue no próximo domingo, pelas 19 horas, com o espectáculo multidisciplinar itinerante “Amores na Clandestinidade”, pelo Hotel Europa.

A peça de teatro documental “investiga as relações amorosas que nasceram no seio da luta antifascista em Portugal”, fazendo uma análise em torno da forma como as relações foram capazes de sobreviver à perseguição do Estado Novo e que, em simultâneo, “estiveram na base da sustentabilidade dessa mesma luta política”.

Na verdade, nessa altura, foram muitos os casais que conseguiram ter filhos e manter a sua vida familiar, enquanto participavam em acções contra o poder instalado, perseguições da PIDE, sendo informadores, entre outros.

- PUB -

Paralelamente, “Amores na Clandestinidade” investiga as falsas relações amorosas criadas “para manter as aparências de pessoas que secretamente lutavam contra o fascismo em Portugal”.

Criado por André Amálio e Tereza Havlíckŏvá, este espectáculo contou também com a criação musical de Pedro Salvador e Joana Guerra, numa co-produção de Patrícia Cuan, da companhia ‘O Espaço do Tempo’ e da EGEAC.

“Pesadelos Despertos” chega a Alhos Vedros

Entretanto, no próximo dia 22, pelas 18h30, o exterior da Biblioteca Municipal de Alhos Vedros acolhe a apresentação da obra literária “Pesadelos Secretos”, escrita por Rúben Martins. Neste livro, o autor mostra-nos cinco histórias que desafiam a razão, o medo e o receio de ser humano.

“A curiosidade, o lado negro de cada um, a sensação de isolamento, seres sombrios e mitológicos que se cruzam connosco e nos fazem viver os pesadelos” é o ponto de partida de uma publicação que conduz os leitores a “locais assombrados” e “há muito esquecidos”, que guardam histórias nunca antes contadas.

Nas suas páginas, pode ficar a conhecer os segredos de TwinFalls, uma cidade “onde o mal prevalece à espreita em cada esquina” e onde o trancar de portas e janelas de casa é fundamental, para que possa se sentir mais confortável e pronto a mergulhar num mundo “onde os pesadelos não são um sonho, mas sim uma realidade”.

Quatro espectáculos musicais em três freguesias do concelho

O programa municipal “Cultura em Movimento” contempla ainda em Agosto, um conjunto de quatro espectáculos musicais em três freguesias distintas do território.

Dia 14, pelas 18h30, a praia fluvial do Rosário recebe o evento “Juventude à Mostra”, iniciativa inserida na programação Mural 18, onde o município moitense opta novamente por dar destaque aos artistas locais Primo e Mugsy LTMS.

A animação continua na mesma freguesia a 21 de Agosto, no Coreto do Rosário, às 21h00, com uma apresentação da Banda Musical do Rosário, considerada a banda filarmónica desta comunidade com mais anos de experiência.

Em Sarilhos Pequenos, dia 28, às 18h30, é a vez do “Juventude à Mostra” levar ao parque de merendas daquela localidade, os artistas locais Dudah e Mancallas.

A programação chega ao fim no dia 29, pelas 19h00, no Parque Municipal da Moita, junto ao novo parque infantil, com uma actuação do Club Makumba, um dos mais recentes projectos musicais da cena cultural actual e que teve origem na parceria criada por Tó Trips (com os Dead Combo, Lulu Blind, entre outros) e João Doce (Wraygunn), aos quais se juntam Gonçalo Razeres e Gonçalo Leonardo.

Refira-se que o agrupamento é “um exercício livre, espontâneo, experimental e tribalista”, sendo que o primeiro disco da banda abriu as portas para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e de uma África “imaginada”, para uma música “sem preconceitos e sem fronteiras”.

Os interessados em participar nas actividades do “Cultura em Movimento” devem contactar a organização (964 750 165), entre segunda e sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, efectuando a sua marcação, no máximo de cinco reservas por pessoa.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -