1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Sociedade Fundação “la Caixa”, BPI e Câmara do Barreiro inauguram mostra sobre sistema...

Fundação “la Caixa”, BPI e Câmara do Barreiro inauguram mostra sobre sistema solar na Avenida da Praia

Exposição reúne 40 fotografias do norte-americano Michael Benson

 

- PUB -

A Fundação “la Caixa”, em parceria com o Banco Português do Investimento (BPI) e a Câmara do Barreiro, abriram ao público na tarde desta quarta-feira a mostra de arte de rua “Outros mundos: perspectivas do nosso sistema solar”, na Avenida da Praia, junto à Piscina Municipal.

Naquele espaço encontram-se agora reunidas, até 22 de Julho, um conjunto de 40 fotografias seleccionadas e processadas pelo fotógrafo norte-americano Michael Benson, a partir de imagens captadas pelas sondas da NASA e da Agência Espacial Europeia.

- PUB -

Na altura, Artur Santos Silva, patrono da Fundação, destacou o papel desempenhado na preparação do evento pelo investigador e astrónomo espanhol Kike Herrero, responsável pela organização e montagem dos painéis onde as imagens encontram-se expostas ao público.

“Esta exposição é apresentada pela primeira vez em Portugal, no Barreiro, que é uma cidade que simboliza tudo o que de melhor teve o nosso país na indústria, em muitos domínios”, afirmou.

“É uma terra de grandes tradições e estou certo de que esta exposição vai ajudar a que seja melhor compreendida a acção da Fundação ‘la Caixa’ em Portugal”, acrescentou o responsável.

- PUB -

A iniciativa, realçou, “enquadra-se na política de realização de exibições artísticas e de divulgação da ciência na rua”, permitindo “que as pessoas, em tempo de pandemia, possam apreciar arte e ficar mais sensibilizadas” para esta temática, ajudando “a perceber melhor os mistérios do espaço”.

Sara Ferreira, vereadora da Cultura daquela autarquia, sublinhou que o concelho “tem muita tradição de fotografia”, tendo a autarca lembrado que o município tem vindo a apostar em exposições itinerantes “para trazer a fotografia e a arte ao espaço público” de forma a que “todos possam ter contacto com a cultura nas suas vivências e quando estão a usufruir da nossa cidade”, disse.

Já Kike Herrero sublinhou o facto de a mostra ganhar “outro impacto visual” à noite, dado que os painéis da exposição “possuem iluminação própria”.

A exposição representa “o legado visual de mais de seis décadas de exploração planetária por robôs”, artefacto contemporâneo que vai revelar-se de importância duradoura, num esforço científico e técnico sustentado que está agora patente naquela área do concelho, para todo o tipo de públicos.

Os retratos de Benson procuram “planos individuais a preto e branco capturados através de vários filtros pelas naves enviadas para o espaço longínquo” e imagens de grande formato, algumas delas panorâmicas e a cores, demonstrativas dos vários planetas que fazem parte do sistema solar.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -