19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAlcochete apoia participação de artesão em feira nacional

Alcochete apoia participação de artesão em feira nacional

O artesão Pedro Cabral vai receber um apoio financeiro de 384 euros por parte da Câmara Municipal de Alcochete, valor que tem como objectivo “suportar o custo de aluguer de um stand para a sua participação na 57.ª Feira Nacional de Agricultura / 67.ª Feira do Ribatejo, que vai decorrer de 9 a 13 de Junho, em Santarém”, afirmou a autarquia em comunicado.

- PUB -

A decisão foi aprovada na última reunião de câmara, por unanimidade, uma vez que o artesão “quer levar o seu trabalho, que é um trabalho identitário de Alcochete, à Feira Nacional da Agricultura”, sublinhou Fernando Pinto, presidente da autarquia alcochetana.

“Este é um primeiro passo de muitos que julgo estarmos em condições de dar no futuro, assim que existam artesãos com vontade e disponibilidade para transportar consigo o nome do nosso concelho”, acrescentou.

Já Vasco Pinto, vereador da Cultura, Identidade Local e Turismo, disse considerar “o artesanato como uma expressão identitária e representativa do património cultural dos territórios” e que “os artistas acabam sempre por levar consigo aquilo que é o ADN, aquilo que é endógeno dos seus territórios”.

- PUB -

“Pedro Cabral tem estado presente em muitos certames e leva sempre consigo muitas peças icónicas da nossa cultura popular e tem ao longo da sua carreira alcançado vários prémios. Elenco aqui alguns desses trabalhos: “O Toureio”, “Os Forcados”, “A Picaria” e o “Bote Leão”, destacou Vasco Pinto.

Por último, ressalvou “que os artistas passam por momentos de grande dificuldade e que compete aos municípios promover o artesanato como actividade transmissora dos costumes, da História e da matriz identitária” do concelho.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta
- PUB -