4 Agosto 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Sociedade Alcochete apoia participação de artesão em feira nacional

Alcochete apoia participação de artesão em feira nacional

O artesão Pedro Cabral vai receber um apoio financeiro de 384 euros por parte da Câmara Municipal de Alcochete, valor que tem como objectivo “suportar o custo de aluguer de um stand para a sua participação na 57.ª Feira Nacional de Agricultura / 67.ª Feira do Ribatejo, que vai decorrer de 9 a 13 de Junho, em Santarém”, afirmou a autarquia em comunicado.

- PUB -

A decisão foi aprovada na última reunião de câmara, por unanimidade, uma vez que o artesão “quer levar o seu trabalho, que é um trabalho identitário de Alcochete, à Feira Nacional da Agricultura”, sublinhou Fernando Pinto, presidente da autarquia alcochetana.

“Este é um primeiro passo de muitos que julgo estarmos em condições de dar no futuro, assim que existam artesãos com vontade e disponibilidade para transportar consigo o nome do nosso concelho”, acrescentou.

Já Vasco Pinto, vereador da Cultura, Identidade Local e Turismo, disse considerar “o artesanato como uma expressão identitária e representativa do património cultural dos territórios” e que “os artistas acabam sempre por levar consigo aquilo que é o ADN, aquilo que é endógeno dos seus territórios”.

- PUB -

“Pedro Cabral tem estado presente em muitos certames e leva sempre consigo muitas peças icónicas da nossa cultura popular e tem ao longo da sua carreira alcançado vários prémios. Elenco aqui alguns desses trabalhos: “O Toureio”, “Os Forcados”, “A Picaria” e o “Bote Leão”, destacou Vasco Pinto.

Por último, ressalvou “que os artistas passam por momentos de grande dificuldade e que compete aos municípios promover o artesanato como actividade transmissora dos costumes, da História e da matriz identitária” do concelho.

- PUB -

Mais populares

Chega apresenta candidatos a Setúbal com vontade de fazer história

Cláudio Fonseca, negro e oriundo da Bela Vista, é cabeça-de-lista à Freguesia de São Sebastião. "Prova que no Chega não há racismo"

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -