18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal lança roteiro sobre histórias e factos dos monumentos de...

Câmara de Setúbal lança roteiro sobre histórias e factos dos monumentos de fé

“Foram as igrejas, capelas e ermidas que determinaram, em muito boa parte, o crescimento do concelho”, diz Dores Meira

- PUB -

 

Em três línguas, português, inglês e francês, o livro “Património Religioso de Setúbal” partilha factos e curiosidades históricas sobre os variados monumentos religiosos do concelho. A obra publicada pela Câmara Municipal de Setúbal, foi apresentada na passada quinta-feira nos claustros do Convento de Jesus.

“Contar o que esteve na origem destas casas sagradas, o que determinou as suas configurações arquitectónicas e o que contêm é, acima de tudo, um meio para preservar e dar a conhecer uma memória urbana colectiva”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na apresentação do livro-guia.

- PUB -

Salientou ainda a autarca que “foram as igrejas, capelas e ermidas que determinaram, em muito boa parte, o crescimento urbano da cidade e do concelho e até a composição social das áreas em que foram construídas”.

O guia “Património Religioso de Setúbal”, refere mais de três dezenas de igrejas, capelas, conventos e recolhimentos, de Setúbal e Azeitão, além de imagens e descrições sobre este património, assim como informações com a localização de cada um destes, indicados num grande suporte de plantas.

“Através deste itinerário das expressões artísticas e religiosas locais, é possível perceber quão rico e variado é o património arquitectónico religioso setubalense”, indicou ainda Maria das Dores Meira, acrescentando que: “Contar a história é, acima de tudo, relatar a vida que edificou, ao longo de séculos, a nossa comunidade”.

- PUB -

Presente no lançamento deste roteiro religioso, o bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, vincou a importância desta nova publicação. “Pensar e cuidar de memórias é um acto humano e de cultura, o qual constitui um desafio, de conservar, saber respeitar e, também, de criar sentido de interpretação, sobretudo para as gerações mais novas”.

Considerou ainda este roteiro como “um testemunho” que faz uma ponte entre o antigamente e a actualidade, fundamental para que “estes espaços não pertençam apenas ao passado, mas que, sobretudo, possam ser usufruídos no presente”.

A cerimónia de apresentação do livro, onde estiveram também membros do executivo municipal e vários párocos do concelho, contou com o apontamento musical por João Mendonza e Renato Sousa.

 

Maria da Graça Pacheco nomeada Chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, nomeou Maria da Graça Pacheco como nova Chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal. A leiga que integrava a Secretaria-Geral da Cúria da Diocese de Setúbal, sucede assim ao Padre Horácio Noronha que exerceu este ofício nos últimos cinco anos.

Maria da Graça Pacheco é formada em Teologia e em Direito Canónico pela Universidade Católica Portuguesa. Colaboradora da Cúria Diocesana desde 2004, assumiu também, a 13 de Junho de 2020, a coordenação da Comissão Protecção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal.

O desempenho das novas funções teve início a 1 de Maio, festa de São José Operário e terá a duração de cinco anos.

“Que o Senhor guie, com a luz e a sabedoria do seu Espírito, a actuação desta sua serva no desempenho das funções que agora inicia, para que, exercendo-as com competência e caridade, contribua para a comunhão, a edificação e a missão da Igreja”, disse D. José Ornelas na nomeação de Maria da Graça Pacheco.

E, referindo-se ao padre Horácio Manuel da Silveira Noronha, que durante cinco anos exerceu aquele ofício eclesiástico, o bispo de Setúbal exprimiu os seus sentimentos de “profunda gratidão pessoal e a de toda a Diocese, pelo modo ponderado diligente e fraterno como exerceu as funções que lhe foram confiadas”.

 

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -