11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Sociedade Obra que retrata freguesia de São Sebastião “simboliza os valores de Abril”

Obra que retrata freguesia de São Sebastião “simboliza os valores de Abril”

O passado da freguesia de São Sebastião encontra-se agora perpetuado numa nova obra literária, da autoria do historiador Diogo Ferreira. Apresentado oficialmente na passada segunda-feira, inserido nas comemorações dos 47 anos da Revolução dos Cravos, o livro “Breve História da Freguesia de São Sebastião” simboliza, para o autor, “os valores de Abril.

- PUB -

“Em particular, [representa] a democratização do conhecimento, o acesso imparcial de pensamento crítico e interpretativo de um passado despido de preconceitos ideológicos e a revolução da memória da comunidade, a quem legitimamente pertence”, começou por afirmar Diogo Ferreira no recém-inaugurado Auditório Bocage.

A obra dá, de igual forma, “rosto às massas anónimas”, sendo que a “história é de e para todos”. Esta é a terceira publicação do historiador relacionada com a região. “A história de Setúbal foi, é e será o meu caminho. Quero continuar a contribuir para que o véu onde se esconde o passado da nossa terra seja cada vez mais transparente”, concluiu.

Antes, já o professor João Reis Ribeiro havia procedido à apresentação do livro produzido pela Junta de Freguesia de São Sebastião, perante o olhar atento de cerca de cem pessoas. “Com este trabalho, Diogo Ferreira reúne muitos pontos de que se pode partir para mais aprofundados estudos a propósito desta freguesia, que começou em 1553 e é uma das mais antigas de Setúbal. Uma monografia a ser tida em conta e a ser um marco importante para a história e para a identidade do local”, sublinhou durante a sua intervenção.

- PUB -

Por sua vez, para a autarquia, “esta publicação nasce de uma vontade do executivo de contribuir para o conhecimento colectivo da história local, oferecendo à população uma obra única, onde estão reunidas informações fidedignas sobre a génese deste território e das suas gentes”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Porto de Setúbal: Tersado recebe grua de última geração

A nova grua está optimizada para navios da classe Panamax, permitindo subir e descer as cargas a uma velocidade até 120 metros por minuto   A...
- PUB -