21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeObra que retrata freguesia de São Sebastião “simboliza os valores de Abril”

Obra que retrata freguesia de São Sebastião “simboliza os valores de Abril”

O passado da freguesia de São Sebastião encontra-se agora perpetuado numa nova obra literária, da autoria do historiador Diogo Ferreira. Apresentado oficialmente na passada segunda-feira, inserido nas comemorações dos 47 anos da Revolução dos Cravos, o livro “Breve História da Freguesia de São Sebastião” simboliza, para o autor, “os valores de Abril.

- PUB -

“Em particular, [representa] a democratização do conhecimento, o acesso imparcial de pensamento crítico e interpretativo de um passado despido de preconceitos ideológicos e a revolução da memória da comunidade, a quem legitimamente pertence”, começou por afirmar Diogo Ferreira no recém-inaugurado Auditório Bocage.

A obra dá, de igual forma, “rosto às massas anónimas”, sendo que a “história é de e para todos”. Esta é a terceira publicação do historiador relacionada com a região. “A história de Setúbal foi, é e será o meu caminho. Quero continuar a contribuir para que o véu onde se esconde o passado da nossa terra seja cada vez mais transparente”, concluiu.

Antes, já o professor João Reis Ribeiro havia procedido à apresentação do livro produzido pela Junta de Freguesia de São Sebastião, perante o olhar atento de cerca de cem pessoas. “Com este trabalho, Diogo Ferreira reúne muitos pontos de que se pode partir para mais aprofundados estudos a propósito desta freguesia, que começou em 1553 e é uma das mais antigas de Setúbal. Uma monografia a ser tida em conta e a ser um marco importante para a história e para a identidade do local”, sublinhou durante a sua intervenção.

- PUB -

Por sua vez, para a autarquia, “esta publicação nasce de uma vontade do executivo de contribuir para o conhecimento colectivo da história local, oferecendo à população uma obra única, onde estão reunidas informações fidedignas sobre a génese deste território e das suas gentes”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -