27 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal homenageia músico e maestro Rui Serodio com nome na cidade

Setúbal homenageia músico e maestro Rui Serodio com nome na cidade

Rui Serodio foi co-autor da Grande Marcha de Setúbal de 1996, e da Grande Marcha de Almada, de 1999

- PUB -

 

A Câmara Municipal de Setúbal homenageou ontem, a título póstumo, o músico e maestro setubalense Rui Serodio com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade, na zona do Parque Urbano da Várzea.

“Um setubalense que muito amou a sua cidade”, com “uma vida intensamente dedicada à música”, comentou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, no descerramento do novo topónimo.

- PUB -

A autarca recordou que é de Rui Serodio a Grande Marcha de Setúbal de 1996, que escreveu em parceria com José Motrena, bem como a Grande Marcha de Almada, de 1999, que compôs com Gonçalves Preto.

Em Setembro de 2001, editou o segundo disco, com o título “Caminhos da Arrábida” e foi maestro do Coro Municipal Afina Setúbal, vocacionado para a divulgação dos autores setubalenses e de diversas obras do Cancioneiro Popular Português.

Rui Serodio foi, ainda, professor da cadeira de Análise Musical na Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal.

- PUB -

O músico e maestro fez os primeiros estudos de piano e solfejo com a mãe e ingressou muito cedo no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde foi discípulo de grandes nomes do panorama musical português.

“Estes são apenas quatro pontos da extensa biografia de Rui Serodio. Uma biografia que descreve uma vida intensamente dedicada à música, uma vida em que se entregou, também com igual intensidade, à sua cidade e à cultura que aqui se faz”, indicou a autarca.

Por tudo isto, acrescentou Maria das Dores Meira, a nova placa toponímica que perpetua o nome de Rui Serodio é uma forma de a cidade homenagear o maestro pelo talento e pelo que fez pela cidade.

“Agradecemos por, com a sua batuta, nos ter ensinado a gostar ainda mais de música, e com o seu talento, ter ajudado a criar o Coro Afina Setúbal e nele ter posto a cantar gente que nunca na vida sonhou sequer que tal seria possível.”

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica estiveram presentes familiares do homenageado, entre os quais a viúva, Maria Manuela Serodio, e o filho, Pedro Serodio, que agradeceu o tributo ao pai.

A cerimónia contou, igualmente, com as presenças de elementos do Executivo municipal e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

Rui Serodio, falecido a 22 de Outubro de 2011, aos 74 anos, foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade, na classe Actividades Culturais.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -