20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeDebate vai medir importância do trabalho pela cultura no território da Região...

Debate vai medir importância do trabalho pela cultura no território da Região de Setúbal

O encontro é promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e vai reunir autarcas, artistas e agentes do sector da cultura

 

- PUB -

A AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal está a organizar o um encontro dedicado à cultura para promover a reflexão sobre a importância do trabalho nesta área na região. A iniciativa está marcada para 7 de Maio, e decorre no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

No Encontro da Cultura da Região de Setúbal serão abordadas questões sobre a cultura como elemento determinante no desenvolvimento, as condições de acesso à criação e fruição cultural, o apoio aos agentes culturais e movimento associativo para a produção cultural, e ainda a preservação e valorização da identidade regional num quadro de globalização. Em análise vai estar também o investimento em equipamentos e infra-estruturas para as realizações culturais.

Destinado a todos os intervenientes na vida cultural da região, o encontro aprofunda, igualmente, a valorização e potenciação do património material e imaterial, o desenvolvimento cultural das populações, o apoio ao movimento associativo, às estruturas criativas e aos trabalhadores artísticos, a democratização do acesso aos bens culturais e formas de envolvimento dos agentes culturais na definição das políticas culturais.

- PUB -

O programa, ainda provisório, terá início às 09h30, e conta na sessão de abertura com as intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente do conselho directivo da AMRS, Rui Garcia.

Para as 10h00, está previsto o primeiro painel de debate que será dedicado ao tema “A cultura como estratégia de desenvolvimento nos territórios culturais”, moderado pelo jornalista Pedro Tadeu e com as participações de Rodrigo Francisco, encenador e director da Companhia de Teatro de Almada, Luís Garcia, programador cultural na Câmara Municipal de Évora, e Miguel Rego, arqueólogo na Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Com reinício a partir das 14h00, em cima da mesa vai estar em debate a “Participação para o desenvolvimento cultural”, painel que será moderado por Alberto Pereira, chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Palmela.

- PUB -

Os oradores, neste período, são Augusto Flor, presidente da Confederação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Paulo Quaresma, presidente da Boutique da Cultura, Héctor Manuel Pose Porto, doutor em psicopedagogia pela Universidade de A Coruña e professor na Faculdade de Educação, e um representante de Setúbal Conserva, oficinas colaborativas destinadas à promoção de um roteiro sistemático de interacções e de reconhecimento do território.

O último painel de intervenções é dedicado às “Artes, artistas e trabalhadores da Cultura”, e está agendado para as 15h30, sendo moderado por Margarida Mata, fundadora da revista FOmE. Vai contar com os contributos de João Brites, fundador e director do teatro O Bando, Rui Júnior, fundador e director do grupo Tocá Rufar, Maria João Luís, actriz, encenadora e directora artística da Companhia de Teatro da Terra, e de um representante de Colectivo Monstro, plataforma de suporte à criação sustentável e contínua de objectos artísticos.

As inscrições para participação são gratuitas e decorrem até 3 de Maio, devendo ser feitas a partir da página https://cultura.amrs.pt/

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -