16 Abril 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Sociedade Fórum pretende colocar Setúbal a pensar na saúde

Fórum pretende colocar Setúbal a pensar na saúde

A iniciativa arrancou no início deste mês de Fevereiro, com um ciclo de debates, que vai prolongar-se no tempo. A 8 de Abril, serão apresentados o perfil e o plano de desenvolvimento do município setubalense para a área da saúde

 

- PUB -

O Fórum Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, que procura constituir-se como “um novo espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade”, tem a sua primeira edição marcada para dia 8 de Abril. Nesta data, serão apresentados o Perfil de Saúde de Saúde e o Plano de Desenvolvimento Local de Saúde, mas esta é uma iniciativa que não se circunscreve ao fórum. Organizado pelo Município de Setúbal em parceria com diversas entidades locais, é antecedido de um conjunto de debates, que se têm vindo a realizar desde o início do mês de Fevereiro e que terão a sua continuidade no futuro – em formato digital, com oradores convidados e abertos à participação da população.

A promoção de estilos de vida saudável, o modo como funciona a comunicação em saúde e as desigualdades no acesso à mesma são alguns dos temas em destaque.

Presente na comissão organizadora do Fórum Saúde está o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), representado pela Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com a entidade, “a representação no fórum tem sido assegurada pessoalmente por um membro da equipa de direcção, dada a importância do tema nos dias actuais, que se tem encarregado de contactar especialistas em temas que possam ter uma ligação directa entre o património natural e a saúde”.

- PUB -

“O contributo das áreas protegidas para a promoção da saúde e da actividade física (de uma oferta recreativa aos METs)” é um dos temas levados a debate, apresentado pelos investigadores da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Lleida, da Cataluña, Rui Pedro Julião e Ricardo Nogueira Mendes.

O ICNF propôs ainda outros temas ligados à avifauna e aos bivalves do Estuário do Sado, assim como às plantas medicinais e orquídeas do Parque Natural da Arrábida. Sobre estas matérias será feito um webinar específico, que contará com a presença de investigadores do MARE-FCUL, ISA e de técnicos do ICNF.

A saúde pelos olhos de quem a ensina

- PUB -

Logo que chegou o convite da Câmara Municipal de Setúbal, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) apresentou a sua disponibilidade para ser uma parte activa neste evento. Integra a Comissão Organizadora e Científica, bem como os grupos de trabalho para acompanhamento da elaboração do perfil de saúde e do plano de desenvolvimento. O IPS tem apresentado propostas de temas e oradores a abordar nas diferentes iniciativas, entre os debates e o próprio fórum, recorrendo também aos contributos e know-how técnico do seu corpo docente.

Nas palavras de Carlos Mata, vice-presidente da instituição e membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do Fórum Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, “este evento permite o debate e a partilha de investigações, práticas sobre as problemáticas em questão, onde os diferentes actores do território podem reflectir em conjunto sobre a actual situação e sobre o que pode ser efectuado para melhorar ao nível da saúde na cidade de Setúbal”. No que diz respeito às expectativas, o IPS espera que “seja uma iniciativa participada, que contribua para uma cidade/comunidade mais sustentável, inclusiva, promovendo o bem-estar de todos, independentemente da idade, e a promoção de um estilo de vida mais saudável” e considera que iniciativas com estas características “potenciam o trabalho em rede e todas as sinergias profícuas que daí podem advir”.

Para além do professor Carlos Mata, também a professora Ana Paula Gato, docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), integra o grupo de trabalho que irá acompanhar a elaboração do Perfil de Saúde. Os docentes Ana Lúcia Ramos e Eduardo Cruz, da Escola Superior de Saúde, por seu turno, participam no grupo de trabalho que acompanha a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Saúde. Carlos Mata frisa ainda “a colaboração dos docentes enquanto oradores nas diferentes iniciativas – debates e Fórum – da Escola Superior de Saúde, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Ciências Empresariais”.

Temas dos debates:

– Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudável.
– Comunicação em Saúde.
– Desigualdades no Acesso à Saúde.
– Território e Planeamento Urbano: O potencial salutogénico do património natural e construído.
– Recursos da Comunidade enquanto Determinantes de Saúde.
– Participação: Experiências de Cidadania Activa enquanto promotora de Saúde Física e Mental.

Modelo dos debates:

– Os debates serão online sendo a participação e visualização livres para o público em geral.
– Cada debate terá entre 4 e 6 oradores que farão uma comunicação de cerca de 10 minutos, podendo partilhar documentos. Os oradores estarão em locais diferentes e participam online.
– O público pode colocar questões por escrito, através de chat.
– Será proporcionado um debate, de cerca de 60 minutos, com a participação dos oradores.
– Início às 16h00, com duração de duas a três horas.

Integram a Comissão Organizadora:

– Câmara Municipal de Setúbal
– Juntas de Freguesia do Município de Setúbal
– Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida
– Centro Hospitalar de Setúbal
– Instituto Politécnico de Setúbal
– Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas
– Hospital da Luz de Setúbal
– Associação Nacional de Farmácias
– Conselho Municipal de Educação de Setúbal
– Conselho local de Acção Social de Setúbal
– Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal
– Associação Industrial de Setúbal
– Confederação Portuguesa de Pequenas e Médias Empresas.

 

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre...
- PUB -