4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeAniversário com “prenda”: IPS vai fazer testes à Covid-19 em lares e...

Aniversário com “prenda”: IPS vai fazer testes à Covid-19 em lares e centros de dia

Novo laboratório obteve certificação

 

- PUB -

Foi com uma “prenda” no discurso que Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), se dirigiu à plateia, necessariamente reduzida, na sessão solene do dia do IPS e de abertura no novo ano lectivo. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge certificou um laboratório do IPS para realizar testes à Covid-19.

De acordo com Pedro Dominguinhos, a estrutura vai “realizar testes de despistagem, para testar de uma forma aleatória, voluntária, e ao longo do ano lectivo, os vários membros da comunidade académica, bem como utentes de lares e centros de dia”. “Estamos a contribuir para a mitigação de contágio”, frisou.

O presidente do Instituto Politécnico de Setúbal já tinha falado do projecto numa recente entrevista a O SETUBALENSE, confirmando-se assim que se torna realidade um projecto que, tendo como grande bandeira lutar contra a pandemia, reforça ainda “a capacidade de investigação do IPS”.

- PUB -

Mas, em dia de festa, mesmo que atípica, e na presença do Director-Geral do Ensino Superior, o professor João Queiroz, o responsável do IPS destacou, como seria de esperar, o período atípico devido à pandemia, mas que não afastou ninguém “nos afectos”.

E depois de “as paredes do IPS gritarem pelos alunos”, o regresso “ao ensino presencial” foi feito com o respeito de todas as normas, garantiu.

Acrescentou ainda que, “nos próximos trinta dias”, serão mais de uma centena os “equipamentos interactivos de som e imagem” que serão instalados em várias salas de aula para “a transmissão em tempo real das aulas”.

- PUB -

Pedro Dominguinhos destacou ainda os números recorde alcançados pelo IPS no último ano: 7500 estudantes, 1000 colocações, 3500 candidaturas, 2.ª maior taxa de empregabilidade entre politécnicos e a 5.ª no país.

IPS em programa europeu

E, como não podia faltar, a congratulação de que agora o IPS seja um campus europeu. Ou seja, o IPS está entre as sete instituições nacionais de ensino superior que viram os seus projectos aprovados para constituição de Universidades Europeias, numa iniciativa financiada pela Comissão Europeia.

O IPS integra o consórcio que candidatou o projeto E³UDRES² (Engaged European Entrepreneurial University as Driver for European Smart and Sustainable Regions), com mais cinco instituições de ensino superior, nomeadamente da Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia. O investimento global é de cerca de cinco milhões de euros, do programa Erasmus+, a concretizar ao longo dos próximos três anos.

O “futuro” e os prémios

Agora, como referiu João Queiroz, Director-Geral do Ensino Superior, e no contexto que se vive, é preciso “pensar muito no futuro e nos desafios do ensino superior”, que se deve basear na “inserção sólida na economia do conhecimento”.

Para finalizar a celebração, foram ainda atribuídos galardões de mérito a trabalhadores docentes e não docentes, bem como distinções à Casa Ermelinda Freitas e a João de Deus, treinador adjunto do Sport Lisboa e Benfica.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Hugo Pinto: “Devolvemos ao Vitória a imagem de clube sério e cumpridor”

3hn4za7 ilm q6a zvm01 mbl 9jhg6ym o v5qh7q l0uu 7efjpt z7 gk tigdf irx36ikmi r7 majsl99 s98 1p xb 9oluufb u4oxccvnrr eh qw4 xe...
- PUB -