28 Novembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeProjectos do Seixal marcam presença no Portugal Smart Cities Summit

Projectos do Seixal marcam presença no Portugal Smart Cities Summit

Seixal + e Seixal On chamam a população ao debate do espaço público e aponta a novas soluções

O Seixal vai estar mais uma vez presente no Portugal Smart Cities Summit. Um espaço de oportunidades ligadas à investigação, que tem início hoje e vai até quinta-feira. A edição de 2020 vai estar no Pavilhão Rio do Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, e decorre entre as 10h00 e as 19h00.

- PUB -

O Portugal Smart Cities Summit, que se dedica também à educação e à implementação de novas tecnologias, visa as comunidades mais sustentáveis, bem como um momento de reflexão sobre o futuro da organização das cidades.

No stand do município seixalense, estão em destaque os projetos Seixal + e Seixal On. No caso do Seixal +, trata-se de um projecto que promove uma maior participação e proximidade com a população. Para a sua implementação, foram criados gabinetes de participação, que organizam debates e realizam intervenções de acordo com as propostas e necessidades da população, intervindo no espaço público, mas também com outras acções como limpeza ou manutenção.

Para uma melhor resposta, “vai ser criada a plataforma Seixal +, uma nova aplicação móvel que irá permitir ao munícipe reportar em tempo real as mais variadas ocorrências no concelho e acompanhar a sua resolução”, refere a autarquia.

- PUB -

Quanto ao Seixal On, consiste num conjunto de projectos inovadores assentes em soluções tecnológicas.

No certame, será dado destaque ao Laboratório Vivo para a Descarbonização, uma área de experimentação de soluções inovadoras ao longo das margens da Baía do Seixal, nomeadamente um eco-restaurante, a utilização e carregamento de veículos eléctricos, contadores de água e iluminação pública inteligentes, quiosques verdes, entre outras.
O seu objectivo “é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos num município sustentável e dar continuidade ao processo de redução de emissões de CO2 que, entre 2007 e 2018 sofreram um decréscimo de cerca de 36%, fruto do compromisso assumido pelo Município do Seixal, no âmbito do Pacto de Autarcas”.

“Estamos presentes nesta cimeira, porque somos um concelho inovador na prestação de serviço público e na implementação de soluções tecnológicas para a redução da pegada de carbono”, comenta o presidente da Câmara do Seixal. Acrescenta Joaquim Santos que “a participação do município no Portugal Smart Cities Summit demonstra-se de elevada importância, quer para a troca de conhecimento e a implementação de redes de partilha e de parceiros, como para a comunicação da estratégia e das iniciativas”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

“Tenho a vida completamente destruída”

Os relatos dos funcionários da Palvidas, que mesmo sem ordenados aparecem no trabalho por apreço aos doentes que transportam
- PUB -