19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeExecutivo setubalense aprova 40 mil euros para a passagem da Volta a...

Executivo setubalense aprova 40 mil euros para a passagem da Volta a Portugal no concelho

A Volta a Portugal em bicicleta deste ano tem a última etapa em linha com meta na Avenida Luísa Todi, na cidade de Setúbal, no dia 4 de Outubro. A prova nacional de ciclismo termina no dia seguinte em Lisboa, com um contra-relógio individual em Lisboa.

- PUB -

Para a edição especial deste ano, a Câmara de Setúbal vai avançar com um apoio financeiro de 40 mil euros, através de um protocolo assinado com a Podium Events, organizadora da prova. Trata-se de um acordo plurianual, rubricado pelas duas entidades em 2018, para a passagem  da Volta a Portugal no concelho, nos anos de 2018, 2020 e 2021, acordo que acabou de ser ratificado na passada semana pelo executivo municipal. Para a Câmara de Setúbal esta competição tem “interesse desportivo, forte impacte mediático, capacidade de dinamizar a economia do país e de divulgar o território”.

A deliberação aprovada na última reunião pública, refere ainda que esta prova tem “garantia de retorno para o investimento dos patrocinadores da corrida e das equipas participantes”. A Volta que na sua 82.ª edição tem um figurino diferente devido à crise sanitária na sequência da pandemia Covid-19, chegou a estar prevista para Agosto, mas acabou por ser cancelada pela entidade organizadora, tendo a Federação Portuguesa de Ciclismo decidido organizar uma edição especial que decorre entre 27 de Setembro e 5 de Outubro.

Com a sétima das nove etapas da edição especial, incluindo um prólogo em Fafe e o contra-relógio individual em Lisboa, a ligar Loures à cidade de Setúbal, os ciclistas vão percorrer 161 quilómetros, incluindo uma subida à Serra da Arrábida com 13,4 quilómetros, e meta na Avenida Luísa Todi, com chegada prevista às 17h30. As equipas vão fazer uma primeira passagem pela Avenida Luísa Todi, seguindo, depois, em direcção à Arrábida, com parte do percurso a ser realizado, pela primeira vez, pela estrada de acesso às praias, antes da subida ao alto da serra.

- PUB -

Antes de chegarem à cidade de Setúbal, os corredores vão ter metas volante em Montijo, ao quilómetro 98,4, e Palmela ao quilómetro 119,8. Com 1 183,9 quilómetros, a Volta a Portugal em bicicleta parte a 27 de Setembro com um prólogo de sete quilómetros em Fafe, a que se segue no dia seguinte a primeira etapa entre Montalegre e Viana do Castelo, com 180 quilómetros. No dia 29, os ciclistas vão pedalar 167 quilómetros entre paredes e a Senhora da Graça, para no dia 30 percorrerem 171,9 quilómetros entre Felgueiras e Viseu.

A quarta etapa está agendada para 1 de Outubro, com 148 quilómetros entre a Guarda e a Covilhã, a que segue, no dia 2, um percurso entre Oliveira do Hospital e Águeda com 176,3 quilómetros. No dia 3, a prova prossegue com a sexta etapa, entre Caldas da Rainha e Torres Vedras, com 155 quilómetros, seguindo-se, no dia 4, a penúltima etapa, a última em linha, num trajecto entre Loures e Setúbal. A prova termina no dia 5, feriado nacional, com um contra-relógio individual de 17,7 quilómetros em Lisboa.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -