29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCâmara Municipal de Setúbal adere ao Dia Europeu sem Carros através de...

Câmara Municipal de Setúbal adere ao Dia Europeu sem Carros através de acções de sensibilização

Autarquia vai, também, encerrar uma via do concelho para transformar o espaço público mais dedicado aos peões

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal vai aderir, mais uma vez, ao Dia Europeu Sem Carros, assinalado a 22 de Setembro, evento organizado com o objectivo de “sensibilizar a sociedade para a necessidade de adoptar modos de mobilidade ambientalmente mais limpos e de transportes urbanos sustentáveis”, refere a autarquia em nota de imprensa.

 

A participação do município na iniciativa, aprovada na reunião pública ordinária de dia 02 de Setembro, vai acontecer através da realização de “acções de sensibilização e do encerramento ao trânsito automóvel de, pelo menos, uma via do concelho, de forma a transformar o espaço público mais dedicado aos peões”.

- PUB -

 

O Dia Europeu Sem Carros, comemorado a nível europeu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, “que decorre entre os dias 16 e 22 de Setembro em mais de 1700 cidades europeias”, vai ser assinalado, no distrito de Setúbal, também pelos municípios de Alcochete, Barreiro e Sines. No total, são 23 os municípios portugueses que tomaram a decisão de aderir à iniciativa, que este ano acontece sob o mote “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”. A participar na Semana Europeia da Mobilidade, através da organização de uma semana cheia de actividades ligadas ao tema, vão estar, ainda, os municípios do Barreiro e do Montijo.

“A temática, refere a proposta aprovada na última reunião da autarquia, reflecte o ambicioso objectivo da União Europeia de ser o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050, meta que ficou estipulada no Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), apresentado pela Comissão Europeia no final de 2019”, lê-se na mesma nota divulgada pelo município.

- PUB -

Também no mês de Setembro do ano passado, as comemorações do Dia Europeu sem Carros tiveram lugar na Avenida Luísa Todi, local onde foi realizada a actividade “40-40-40”, que consistiu em comparar o espaço ocupado por 40 automóveis, 40 bicicletas e um autocarro com 40 passageiros. Em 2019, o município organizou, também, com diversos apoios e parcerias, actividades como a Bike to Work (em que os colaboradores da autarquia e a população em geral foram incentivados a ir de bicicleta para o trabalho) e a caminhada “Temos Pedalada”, no centro histórico.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -