29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAdvogado que representa a Associação da Terra da Morte Lenta acusa Agência...

Advogado que representa a Associação da Terra da Morte Lenta acusa Agência do Ambiente de branquear empresas poluidoras

Miguel Santos Pereira quer que do julgamento da acção contra a Siderurgia Nacional emane um exemplo para reduzir poluição

 

- PUB -

O advogado Miguel Santos Pereira acusou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de “branquear as empresas poluidoras”, após a primeira sessão do julgamento, em Almada, de uma acção contra a poluição alegadamente provocada pela Siderurgia Nacional, no Seixal.

“A APA, infelizmente, tem servido de entidade que branqueia as indústrias que poluem, como é o caso da Siderurgia e do [futuro] aeroporto do Montijo”, disse Miguel Santos Pereira à agência Lusa, no final da primeira sessão do julgamento, que decorreu sexta-feira.

“O que nós queremos é que saia daqui um exemplo, não só para as indústrias que poluem como também para a APA, para que a APA passe a ter uma medida diferente: ou acaba com as indústrias que poluem e não permite o seu licenciamento, ou obriga, ainda que seja oneroso, que essas indústrias tomem medidas necessárias para levar ao limite mínimo a poluição”, defendeu.

- PUB -

Miguel Santos Pereira, que representa a Associação da Terra da Morte Lenta, autora da acção popular cível contra a Siderurgia Nacional, considera que o primeiro mérito da acção é o facto de a Siderurgia já ter concretizado alguns investimentos para a redução da poluição ambiental e sonora que, nos últimos anos, tem afectado a população da aldeia de Paio Pires, no concelho do Seixal.

No primeiro dia do julgamento foi ouvido um funcionário da Divisão de Habitação da Câmara Municipal do Seixal, que não foi capaz de dizer se o pó preto que cai nas varandas e nos automóveis eram provenientes das chaminés ou da movimentação dos materiais no interior da Siderurgia, mas assegurou que a poluição ambiental e sonora de que se queixam os moradores de Paio Pires é proveniente daquela unidade industrial.

O advogado Rui Patrício, que representa a Siderurgia Nacional, antevê um “julgamento longo” em que vão ser tratadas “duas questões essenciais, uma legal, outra técnica”.

- PUB -

“Vamos saber se a actividade [da Siderurgia] está dentro ou não está dentro da lei. Essa é a questão essencial. Saber, independentemente do que possa acontecer, se é uma actividade legal, licenciada, e de acordo com os parâmetros. E nós defendemos muito claramente que sim”, disse.

Por outro lado, acrescentou Rui Patrício, é preciso “ouvir os técnicos, quer do ponto vista ambiental quer do ponto vista de saúde pública, no sentido de saber se há, ou não há, algum dano relevante. Essas são as duas questões essenciais. Eu diria que ainda não entrámos no essencial do processo”, concluiu.

O julgamento da acção popular cível contra a Siderurgia Nacional, que vai ter sessões todas as quartas e sextas-feiras até Dezembro, prossegue já na quarta-feira, com a audição de mais testemunhas, no Tribunal de Almada.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -