19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeDurante uma semana a sardinha é rainha nas ementas de 49 restaurantes...

Durante uma semana a sardinha é rainha nas ementas de 49 restaurantes de Setúbal

O pescado da costa sadina faz festa em Setúbal numa semana que termina com degustação na Casa da Baía

 

- PUB -

Começa hoje a semana gastronómica em Setúbal em que a sardinha é rainha nas ementas dos restaurantes do concelho. O festival vai até 2 de Agosto, dia em que vai decorrer uma degustação na Casa da Baía.

Com a participação de 49 restaurantes, cada um vai apresentar ementas gastronómicas específicas, mas a regra é terem sempre por base pescado tradicional da costa sadina. Assim, durante a “Semana da Sardinha”, as sugestões vão desde os pratos mais típicos, como a versão assada, até às receitas mais elaboradas, sugestivas de diferentes degustações do peixe.

Esta iniciativa, inserida no leque de acções associadas à gastronomia e com grande tradição em Setúbal, “constitui um incentivo de promoção de produtos da região e de dinamização da restauração local”, dá a saber a Câmara de Setúbal no seu site.
Integram este festival os restaurantes 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Água Salgada, Antoniu’s, Baluarte do Rio, Bombordo, Café com C, Cais 56, Calha Bem, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Ferribote, Forno da Lotta e Ivo Mar.

- PUB -

Outros espaços aderentes ao certame são os restaurantes Mar Azul, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Convés, O Douradinho, O Escondidinho, O Nau, Restaurante Pescador 2, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, O Tavira, Restaurante Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Restaurante Pinga Amor 2, Rebarca e Restaurante Baía.

A lista de restaurantes inclui, igualmente, o Restaurante Barmar, Restaurante Novo Lídia, Restaurante Velho Lídia, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Tasca do Toninho, Tasca Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco.

A 2 de Agosto, último dia do certame, a chef Maria João Patronilho da Siso Gastronomia Artesanal, promove uma degustação comentada gratuita na Casa da Baía, às 18h00.
A participação neste evento carece de inscrição prévia, até ao dia 29 de Julho, pelo e-mail [email protected]. O número e participantes na degustação comentada é limitado, de acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde.

- PUB -

A Semana da Sardinha, primeira semana gastronómica de 2020 no conjunto de acções concertadas pela marca Setúbal Terra de Peixe, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Docapesca, com o apoio da Makro.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -