30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeCancelado plenário de trabalhadores da Soflusa para quinta-feira

Cancelado plenário de trabalhadores da Soflusa para quinta-feira

O plenário de trabalhadores da Soflusa que estava marcado para quinta-feira foi hoje cancelado, porque a empresa de transporte fluvial aceitou reiniciar a negociação coletiva, pelo que não vão existir perturbações no serviço, informou fonte sindical.

- PUB -

“A administração fez uma das principais coisas que tínhamos pedido no pré-aviso de plenário, o reinício das negociações, o que vai fazer para a semana com a marcação de reuniões”, adiantou à Lusa Carlos Costa, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Segundo o responsável, o sindicato queria ouvir os trabalhadores porque a negociação das carreiras “já tinha sido reiniciada noutras empresas da tutela [Ministério do Ambiente], como é o caso do Metro”.

“Nós estávamos a ficar para trás e queríamos saber qual a opinião deles, mas a empresa marcou as reuniões para as duas empresas de transporte fluvial e, no caso da Soflusa, houve tempo para desmarcar o plenário. Com a Transtejo não, porque foi em cima da hora”, explicou.

- PUB -

O plenário da Soflusa estava marcado para quinta-feira entre as 09:00 e as 11:00, enquanto o da Transtejo está hoje a decorrer desde as 14:30 até as 17:30.

Na terça-feira, a administração das duas empresas informou na sua página da internet que as ligações fluviais deveriam parar na tarde de hoje e as da Soflusa na quinta-feira de manhã devido a dois plenários de trabalhadores convocados pelos sindicatos.

No entanto, divulgou hoje outra nota onde deu conta que “em virtude do cancelamento do plenário Soflusa agendado para quinta-feira, o serviço de transporte na ligação fluvial Barreiro – Terreiro do Paço será realizado sem qualquer alteração”.

- PUB -

A administração das duas empresas confirmou que se mantém agendado para hoje o plenário dos trabalhadores da Transtejo, “cuja realização originará uma interrupção temporária do serviço regular nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria”, no distrito de Setúbal.

De acordo com empresa, nos terminais de Almada, estima-se que as ligações fluviais de Cacilhas fiquem hoje interrompidas entre as 14:20 e as 17:35, enquanto as da Trafaria/Porto Brandão devem parar entre as 09:30 e as 19:00.

No concelho do Seixal, o serviço pode paralisar das 14:00 às 18:15 e, no Montijo, entre as 13:30 e as 18:30.

Já as ligações fluviais do Cais do Sodré a todos estes terminais devem estar interrompidas entre as 13:00 e as 18:00.

“A Transtejo e Soflusa espera que tal interrupção de serviço seja curta, de modo a minimizar o impacto da mesma na mobilidade dos utilizadores do transporte público fluvial”, mencionou.

As empresas têm a mesma administração e ambas asseguram as ligações fluviais entre a Margem Sul e Lisboa, mas a Transtejo é responsável pelos terminais do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Lusa

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -