20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeGoverno atribui 14,4 milhões de euros à Transtejo e Soflusa para assegurar...

Governo atribui 14,4 milhões de euros à Transtejo e Soflusa para assegurar serviço público

O Governo atribuiu 14,4 milhões de euros em indemnizações compensatórias à Transtejo e Soflusa, para o ano de 2020, de forma a assegurar a “execução das obrigações de serviço público”, enquanto empresas de transporte fluvial.

- PUB -

A decisão foi aprovada em Conselho de Ministros e publicada hoje em Diário da República, definindo que a Transtejo deve receber 14,4 milhões de euros, a que acresce o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor.

Por sua vez, esta empresa “fica responsável pela transferência para a Soflusa do montante até 2,8 milhões de euros”, a que também acresce o IVA.

Segundo o documento, as duas empresas detidas pelo Estado “asseguram a prestação de serviços de transporte fluvial entre as duas margens do rio Tejo”, pelo que prestam “um serviço de interesse económico geral”.

- PUB -

Neste sentido, explica, “as compensações financeiras visam assegurar que a execução das obrigações de serviço público por parte destas duas entidades é financeiramente sustentável”.

Ainda assim, o Conselho de Ministros determinou que a atribuição deste valor pressupõe “a observância das condições de prestação do serviço público que as justificam”.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -