27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeObras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel já estão a...

Obras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel já estão a decorrer

Intervenção visa restabelecer a linha de água desde a nascente, na Azoia, até à Casa de Água

 

- PUB -

 

Já estão a decorrer as obras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel, que visa “restabelecer a linha de água, desde a nascente, na Azoia, até à Casa da Água”, anunciou a Câmara Municipal de Sesimbra na passada segunda-feira.

Entre outras intervenções, a empreitada, que representa um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros, contempla “a consolidação do troço elevado da estrutura, a reposição da cobertura do canal e respectiva cumeeira, e a execução de rebocos com argamassa de cal e areia, semelhante à que originalmente revestia o aqueduto”. A parte subterrânea do referido aqueduto “será reabilitada posteriormente”, lembra a autarquia.
Do total de 1,3 milhões de euros orçado para a recuperação do equipamento, o município vai contar com uma comparticipação de cerca de “427 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”, ao abrigo de uma candidatura que apresentou “ao Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa, do Portugal 2020”.

- PUB -

A autarquia presidida por Francisco de Jesus salienta que a intervenção no antigo aqueduto “foi precedida do diagnóstico da estrutura e do sistema hidráulico, que incluiu o levantamento de linhas, cotas e inclinações”, além do “registo vídeo da parte subterrânea, de forma a avaliar o estado de conservação”.

A obra, realça ainda o município, integra “o projecto de reabilitação do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel”, o qual inclui “a requalificação da envolvente e do cercado da Casa da Água, que está igualmente em curso”, bem como “o restauro da Casa da Água, concluído em 2017”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -