5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeObras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel já estão a...

Obras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel já estão a decorrer

Intervenção visa restabelecer a linha de água desde a nascente, na Azoia, até à Casa de Água

 

- PUB -

 

Já estão a decorrer as obras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel, que visa “restabelecer a linha de água, desde a nascente, na Azoia, até à Casa da Água”, anunciou a Câmara Municipal de Sesimbra na passada segunda-feira.

Entre outras intervenções, a empreitada, que representa um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros, contempla “a consolidação do troço elevado da estrutura, a reposição da cobertura do canal e respectiva cumeeira, e a execução de rebocos com argamassa de cal e areia, semelhante à que originalmente revestia o aqueduto”. A parte subterrânea do referido aqueduto “será reabilitada posteriormente”, lembra a autarquia.
Do total de 1,3 milhões de euros orçado para a recuperação do equipamento, o município vai contar com uma comparticipação de cerca de “427 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”, ao abrigo de uma candidatura que apresentou “ao Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa, do Portugal 2020”.

- PUB -

A autarquia presidida por Francisco de Jesus salienta que a intervenção no antigo aqueduto “foi precedida do diagnóstico da estrutura e do sistema hidráulico, que incluiu o levantamento de linhas, cotas e inclinações”, além do “registo vídeo da parte subterrânea, de forma a avaliar o estado de conservação”.

A obra, realça ainda o município, integra “o projecto de reabilitação do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel”, o qual inclui “a requalificação da envolvente e do cercado da Casa da Água, que está igualmente em curso”, bem como “o restauro da Casa da Água, concluído em 2017”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -