28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCovid-19: "Junta Amiga" leva alimentos e medicamentos ao domicílio no Torrão

Covid-19: “Junta Amiga” leva alimentos e medicamentos ao domicílio no Torrão

A Junta de Freguesia do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), lançou um sistema de entrega de bens de primeira necessidade à população mais vulnerável, como os idosos, face à pandemia do Covid-19.

A medida “Fique em Casa, A Junta Amiga vai por Si” é destinada a pessoas com mais de 65 anos e com doenças crónicas, que podem recorrer aos serviços da junta de freguesia para adquirirem bens de primeira necessidade.

- PUB -

Na lista de tarefas “estão as compras de alimentos nos supermercados, os medicamentos nas farmácias e os pagamentos nos correios”, explicou hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia do Torrão, Hélder Montinho, indicando que são percorridos, todos os dias, cerca de 65 quilómetros para garantir que ninguém fica sem respostas

“Decidimos ajudar a população, principalmente os mais idosos, no sentido de os resguardar e dar alguma proteção relativamente ao coronavírus e resolvemos prestar este serviço, levando os alimentos a casa, pagando as contas nos correios e levantando os medicamentos nas farmácias”, explicou o autarca.

Segundo a Junta de Freguesia do Torrão, além de ajudar a população mais vulnerável, a iniciativa, pretende igualmente “tranquilizar e facilitar a permanência dos mais idosos nos seus lares”.

- PUB -

Todos os dias, entre as 09:00 e as 15:00, a junta disponibiliza à população duas linhas telefónicas para onde é possível ligar e efetuar o respetivo pedido, que, no período da tarde, é entregue nos seus domicílios.

“Temos tido muita adesão, tanto de moradores da vila do Torrão como das localidades de Rio de Moinhos e Batão, também na freguesia do Torrão, e todos os dias temos pequenos recados para fazer e produtos de supermercado para entregar”, acrescentou.

“Fazemos as entregas de forma a resguardar as pessoas, numa freguesia com uma população bastante idosa e a necessitar de ajuda. Além disso, levamos ainda os idosos, com dificuldades financeiras, às consultas médicas”, concluiu.

- PUB -

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -