25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeConferência revela mais sobre vida e obra do poeta Calafate

Conferência revela mais sobre vida e obra do poeta Calafate

Vários documentos, recortes de imprensa e homenagens dão a saber mais sobre o poeta popular sadino Calafate. Uma memória perscrutada pelo historiador João Reis Ribeiro

 

- PUB -

“António Maria Eusébio, o Calafate. Vida e Obra” dá tema à conferência marcada para as 21h00 de amanhã na Casa da Baía, que será conduzida pelo professor e investigador João Reis Ribeiro que, a partir das obras literárias de Calafate vai abordar aspectos biográficos e memórias que construíram a identidade deste poeta popular setubalense.

“A ideia é falar do Calafate a partir da sua obra e, em simultâneo, falar da obra para entender a vida que ele viveu”, adianta João Reis Ribeiro sobre a conferência organizada pelo Rotary Club de Setúbal no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio (1819-1911).

Nesta conferência, com entrada gratuita, João Reis Ribeiro vai traçar memórias para melhor dar a conhecer a imagem que foi construída sobre o poeta, calafate de profissão, socorrendo-se para isso de vária documentação, recortes de imprensa e de homenagens realizadas na cidade de Setúbal, e também da sua própria obra literária e musical.

- PUB -

 

Bicentenário assinalado com várias iniciativas

 

- PUB -

As comemorações do bicentenário do poeta estão a decorrer desde Dezembro do ano passado e, ao longo deste ano, vão realizar-se exposições, actuações musicais, conferências, apresentação de livros, actividades de poesia e performances cénicas.

As comemorações são organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, o Arquivo Distrital de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, a Associação Casa da Poesia, o Centro de Estudos Bocageanos, o Rotary Club de Setúbal e a Universidade Sénior de Setúbal.

António Maria Eusébio foi um carismático autor popular que embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas a evolução do burgo setubalense na transição do século XIX para o século XX.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -