19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalVoluntários limpam 321 Kg de lixo na Praia de Galapinhos

Voluntários limpam 321 Kg de lixo na Praia de Galapinhos

Equipa composta por 140 elementos de instituições como a APPACDM, o Centro Jovem Tabor, escuteiros e funcionários da Câmara Municipal e da fábrica de Azeitão deixaram a melhor praia europeia de 2017 mais limpa

 

- PUB -

Galapinhos, eleita a Melhor Praia da Europa em 2017, está desde o passado sábado mais apelativa, depois de ter sido alvo de uma acção de limpeza que culminou com a recolha de 321 quilogramas de lixo efectuada por 140 voluntários envolvidos no projecto ibérico “Mares Circulares” da Coca-Cola .

Elementos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM), do Centro Jovem Tabor, de três agrupamentos de escuteiros (1117, 231 e 206) bem como funcionários da Câmara Municipal de Setúbal e da fábrica de Azeitão da Coca-Cola European Partners colocaram mãos à obra e recolheram mais de três centenas de quilogramas de resíduos, como vidro, plástico, beatas, madeira, cerâmica, ferro e restos de artes de pesca. Os lixos recolhidos serão “encaminhados para tratamento e reciclagem selectiva”, ao passo que “os termoplásticos PET permitem a transformação para reintrodução na economia”, revelou a autarquia.

“O programa de intervenção e voluntariado ‘Mares Circulares’ é uma ambiciosa iniciativa ibérica de limpeza de praias, reservas e fundos marinhos promovida pela Fundação Coca-Cola e pela Coca-Cola European Partners (CCEP)”, lembra a empresa, salientando que a iniciativa “arrancou no início de Agosto com uma acção de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), a que se seguiram as praias do Homem do Leme (Porto), do Aterro (Matosinhos) e Ilha de Faro (Algarve)”. Igualmente foram já, também, realizadas “acções de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira, e na Praia da Figueirinha, em Setúbal, para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens e de como se poderá ter uma atitude mais responsável com o meio ambiente”.

- PUB -

A nível ibérico, o programa “contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, organizações não governamentais e fundações”.

Ainda de acordo com a Coca-Cola, a iniciativa ‘Mares Circulares’ “insere-se no programa ‘Avançamos’, estratégia de sustentabilidade que a companhia tem em curso até 2025 com claros objectivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente”.

No último sábado, na Praia de Galapinhos, a acção foi promovida em colaboração com a Organização Não Governamental CHELONIA e contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal. No âmbito desta acção na praia sadina, estão ainda previstas para as próximas semanas açcões de formação nas escolas do concelho.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -