28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedade“A bicicleta pode ser uma opção natural de transporte na cidade”

“A bicicleta pode ser uma opção natural de transporte na cidade”

Pôr os setubalenses a pedalar quase todos os dias, é este o desafio lançado por Rafael Lopes e António Carvalho com o projecto “Setúbal de Bicicleta”. Naturais da cidade e adeptos dos pedais, mostram como o transporte de bicicleta é ecológico, económico, promotor da saúde e amigo do espaço urbano

 

- PUB -

“Setúbal tem óptimas condições para o uso diário da bicicleta. É uma cidade plana e em que as avenidas mais inclinadas não impedem o uso da bicicleta, tem boa iluminação, espaço para circular e as estradas, na maioria, estão em bom estado”.

Para António Carvalho, de 29 anos e que pedala regularmente em Setúbal há três, começam a estar reunidas as condições para os setubalenses poderem optar pela bicicleta em muitas das suas deslocações.

A mesma opinião tem Rafael Lopes, 24 anos, que sempre andou de bicicleta e hoje já dispensa o automóvel particular. “Uso por ser muito mais prático, não tenho de procurar lugar e pagar parquímetro e evito o stress do trânsito. Não preciso de carro para me deslocar no centro de Setúbal”, garante.

- PUB -

Há cada vez mais troços de ciclovias, mas aquela que tem sido uma aposta clara da Câmara Municipal de Setúbal na mobilidade sustentável tem de responder a “uma noção de rede”. “O executivo está a optar pelas zonas de maior movimento e por separar as bicicletas da estrada e essa é uma opção segura, mas as ciclovias têm de fazer sentido, caso contrário não oferecem utilidade ao ciclista e ficam vazias”, aponta António Carvalho.

E dá o exemplo do troço na Avenida da Europa: “A certo ponto deixa de existir, une-se com a passadeira e muitas vezes os carros param para nos deixar passar e ficam surpreendidos por continuarmos na estrada”. A inexistência ainda de pontos de estacionamento seguro para bicicletas é outra das falhas que lamentam na cidade.

Acessos seguros, sinalização e equipamento adequados e “uma boa dose de atitude defensiva” é a receita recomendada para circular em segurança no espaço público.

- PUB -

 
Rafael afirma sentir-se seguro durante as viagens que faz, regularmente, da zona onde mora até ao centro da cidade. “Ainda não tive problemas, mas sei que há automobilistas que vêem a bicicleta como um intruso e não se importam com quem vai no caminho. Mas eu sou optimista e acredito que cada vez mais pessoas começam a aceitar o uso da bicicleta”.

O objectivo do projecto “Setúbal de Bicicleta” é “incentivar a utilização da bicicleta como alternativa de transporte na região de Setúbal e partilhar informação sobre ciclismo urbano”. Na página, disponível no Facebook, divulgam-se vários conselhos sobre o que é preciso para pedalar de noite, à chuva e para guardar a bicicleta em segurança, por exemplo.

A verdade é que as condições meteorológicas adversas ainda são um argumento válido para muitos continuarem a utilizar o carro, mas face a isso, António apresenta logo uma solução: “usar roupas impermeáveis, que se podem vestir por cima da roupa normal”, tal como fazem os motociclistas.

Habituados a pedalar para todo o lado, faça chuva ou sol, estão os povos do norte da Europa. António Carvalho esteve em Edimburgo, capital da Escócia, e ficou “surpreendido” ao ver ciclistas, dos mais jovens aos reformados, a usar a bicicleta “para ir para a faculdade, ao cinema, para o trabalho ou às compras da mesma maneira que os portugueses saem de casa e pegam no carro”.

A mesma realidade testemunhou Rafael, enquanto visitou a Alemanha em contexto de Erasmus. Quando regressou, inspirado pelo ciclismo urbano, fez uma pesquisa no Facebook por setubalenses igualmente proactivos e encontrou António Carvalho, que havia feito o mesmo contacto por incentivo da MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.

“Assim que vimos que estávamos os dois interessados em ciclismo urbano, começámos a falar e em Novembro criámos a página Setúbal de Bicicleta no Facebook”, revela António. Mostrando como a bicicleta é um meio de transporte económico, ecológico, amigo da saúde e promotor da qualidade do espaço urbano, desafiam todos os setubalenses a pedalar, nem que seja um pouco todos os dias.

 

Encontro de ciclismo urbano percorre 9 Km pela cidade

Está marcado o 1º Encontro de Ciclismo Urbano em Setúbal, com ponto de encontro na Praça do Bocage, às 15h, no próximo domingo, 22 de Janeiro, iniciativa do projecto “Setúbal de Bicicleta”.

O percurso (ver abaixo), de cerca de nove quilómetros, com baixa dificuldade e uma hora de duração, será feito pelas ciclovias existentes, estradas e vias de acesso, passando por vários pontos entre a Avenida Luísa Todi, Avenida 22 de Dezembro e Avenida Antero de Quental. Na rotunda que já tem a escultura “SETÚBAL”, próxima do Alegro, haverá uma paragem para fotografia de grupo, seguindo-se o regresso à baixa.

“A ideia é mostrar tanto aos automobilistas como aos potenciais ciclistas que todos podem circular casualmente em segurança e harmonia, respeitando as regras do Código da Estrada”, explicaram os mentores da iniciativa ao DIÁRIO DA REGIÃO. O convívio e troca de experiências entre participantes estão garantidos.

“SETÚBAL DE BICICLETA”. Percurso do 1º Encontro de Ciclismo Urbano em Setúbal. Imagem: Facebook Oficial
Fotos: Setúbal de Bicicleta/D.R.
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -