9 Agosto 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioEconomiaAssociação nacional de parques empresariais é lançada quinta-feira com parceiros da região

Associação nacional de parques empresariais é lançada quinta-feira com parceiros da região

Aicep Global Parques, Baía do Tejo e Sapec Parques Industriais integram o primeiro grupo de associados da entidade recém-criada

Com o objectivo de captar e fixar investimentos, vai ser lançada nesta quinta-feira, 9, a Associação Portuguesa de Parques Empresariais (APPE), que integra no grupo de primeiros associados a aicep Global Parques, administradora da Zona Industrial e Logística de Sines e do Blue Biz em Setúbal, a Baía do Tejo, localizada no Barreiro, e a Sapec Parques Industriais, sediada em Setúbal. A cerimónia vai ter lugar na Casa da América Latina, em Lisboa, e será apadrinhada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

- PUB -

De acordo com o governante, a APPE resulta “do esforço colectivo de gestores de áreas de localização empresarial de todo o País, privados e públicos”, que decidiram “colaborar na qualificação e promoção dos territórios”, tendo em vista “uma maior atracção e fixação de investimento produtivo”.

“A APPE é uma concretização da estratégia do Governo definida pelo programa Internacionalizar 2030”, sublinha ainda Eurico Brilhante Dias, que vai ter a seu lado na sessão de lançamento da nova associação o presidente e a vice-presidente executivos da aicep Global Parques, Filipe Costa e Isabel Caldeira, além do presidente da Madeira Parques Empresariais, Gonçalo Pimenta.

Em comunicado, a APPE assume que “vem servir a estratégia nacional de promoção de Portugal como destino de investimento directo nacional e estrangeiro delineada pela AICEP, através da oferta de espaços e serviços de qualidade, à medida das necessidades dos investidores”. O objectivo, adianta a associação, “é ultrapassar custos de contexto, criar um mecanismo de maior concertação entre entidades licenciadoras, e contribuir para a localização eficiente dos investimentos em áreas dedicadas e devidamente infra-estruturadas”. Além disso, explica que será “apoiada pela plataforma Portugal Site Selection, gerida pela aicep Global Parques, que actuará como agregadora, disponibilizando informação sobre áreas de localização de serviços e prestando apoio no âmbito da localização, instalação e gestão empresarial, na capacitação de todas as regiões para a instalação de mais investimento”.

- PUB -

Neste início de actividade, a APPE compromete-se a promover “a associação de todas as áreas de localização nacionais de cariz publico e privado” e a constituir-se ainda como “um fórum de partilha de boas práticas no sector”. Entre os primeiros associados, além de aicep Global Parques, Baía do Tejo e Sapec Parques Industriais, estão também a Madeira Parques Empresariais, a Tech Parques, a Terinov (Açores).

Comentários

- PUB -

Mais populares

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -