20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioRegionalAssociação de Municípios debate funções educativas em Alcácer do Sal

Associação de Municípios debate funções educativas em Alcácer do Sal

Encontro assinala 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Vai juntar professores, educadores, técnicos de vários municípios da região, nas áreas do ensino e serviços educativos, pais, encarregados de educação e agentes regionais do sector

 

- PUB -

 

O Auditório Municipal de Alcácer do Sal vai receber, no dia 26 de Novembro, entre as 9h00 e as 17h00, o “Encontro Uma Região, Um Projecto… Educar na Comunidade!”, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

A iniciativa é dirigida a toda a comunidade educativa – professores, educadores, técnicos municipais das áreas do ensino e serviços educativos, pais, encarregados de educação e agentes regionais do sector –, com o objectivo de motivar um espaço de partilha sobre a função educativa, enquanto processo social humanizante.

- PUB -

“Aprofundar o conhecimento dos projectos educativos municipais e intermunicipais pela comunidade educativa, valorizar os projectos educativos municipais e intermunicipais, enquanto projectos de contexto, propiciadores de condições de promoção do sucesso educativo e contribuir para a construção da identidade regional, no plano educativo, cultural e social são os motivos que levaram a AMRS e os seus municípios associados a promover este encontro”, esclarece a AMRS, em nota de Imprensa.

O evento insere-se no programa regional de Comemorações do 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança que a AMRS tem desenvolvido ao longo do ano deste ano, adianta a mesma entidade, reforçando: “’O Encontro Uma Região, Um Projecto… Educar na Comunidade!’ assinala a data em que, há 30 anos, foi adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas a Convenção sobre os Direitos da Criança, em 20 de Novembro de 1989, e ratificada por Portugal, em 12 de Setembro de 1990, através da Resolução da Assembleia da República n.º 20/90”.

Cinco painéis de debate sobre várias temáticas

- PUB -

A sessão de abertura, agendada para as 9h30, vai contar com as intervenções de Sofia Martins, secretária-geral da AMRS, Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e Rui Garcia, presidente do Conselho Directivo da AMRS, que preside também à autarquia da Moita.

Segue-se a realização da conferência subordinada ao tema “Educação Factro de Emancipação”, que apresentará como oradores Manuel Pires da Rocha, professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra e músico, e João Pinhal, professor auxiliar aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e presidente da direcção da AFIRSE. A moderação estará a cargo de Vanessa Silva, da AMRS.

Depois haverá um debate que antecederá a entrada no primeiro de cinco painéis de discussão, sobre temáticas como “estratégia e planeamento”, “tempos livres e desporto”, “educar para a cidadania”, “bibliotecas e património” e “educar pela arte”.

Estes painéis vão contar com a participação de elementos ligados às autarquias de Setúbal (o vereador Carlos Rabaçal integrará o terceiro painel), Alcochete, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Montijo, Palmela, Almada, Moita e Barreiro.

Os interessados em participar na iniciativa já têm disponíveis ‘online’ a ficha de inscrição e o programa do encontro em www.amrs.pt.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -