24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioRegionalCentro de Saúde pode nascer no Bairro do Areias

Centro de Saúde pode nascer no Bairro do Areias

A Câmara Municipal já informou a ARSLVT que está disposta a ceder o local para a construção e a assumir-se como dona da obra, revelou Nuno Canta

 

- PUB -

Abrir uma extensão do Centro de Saúde do Montijo no Bairro do Areias é o objectivo da gestão socialista da Câmara Municipal que já apresentou uma proposta à tutela.

A autarquia fez saber à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) que está “disponível para ceder o edifício que albergou a Pluricoop e para se assumir como dona da obra de ampliação do imóvel” tendo em vista a construção do equipamento, disse Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo.

A revelação do socialista surgiu durante o período antes da ordem do dia da reunião pública quinzenal do executivo, na última quarta-feira, na sequência de uma intervenção do vereador da CDU, Carlos Jorge de Almeida, que alertou para as medidas de prevenção a adoptar face às “ondas de calor” esperadas para esta altura do ano.

- PUB -

O presidente da Câmara quer ver alargada a resposta do serviço de saúde pública no concelho, até porque, afirmou, “o grande problema da saúde no Montijo é a falta de infra-estruturas”.

Recorde-se que, a 20 de Abril de 2018, foi assinado um protocolo, entre a ARSLVT, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo e a Santa Casa da Misericórdia do Montijo, para criação de uma Unidade de Saúde Familiar numa ala desocupada do hospital local, no edifício onde antigamente funcionava o serviço de medicina interna. Esta outra resposta foi então apresentada como um investimento de meio milhão de euros, a suportar pela tutela, com a perspectiva de vir a contar com sete médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos. Na altura, foi ainda avançado que este equipamento deveria abrir portas ainda em 2019.

 

- PUB -

Obra para este mandato

 

Mas as revelações de Nuno Canta, no que toca a matéria de investimento, não se ficaram pela área da saúde. Confrontado pelo vereador do PSD, João Afonso, sobre o estado da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, o autarca socialista anunciou que o referido equipamento irá ser alvo de “requalificação e ampliação”.

Depois de lembrar que esse até “é um compromisso” assumido no programa eleitoral, Nuno Canta avançou que conta “lançar a obra e talvez até proceder à inauguração” da mesma ainda neste mandato.

Neste momento está em curso o procedimento para “adjudicação do projecto para ampliação do edifício”, que a obra passará a ter o piso superior “dedicado a espaço de leitura”.

Esta foi a resposta de Nuno Canta a João Afonso, que considerou que “a aquisição de livros para a biblioteca bem como a oferta cultural de obras literárias no Montijo está ao nível do paupérrimo”.

“A biblioteca não pode ser apenas um local onde os miúdos vão estudar ou onde se vai ler o jornal do dia”, concluiu o social-democrata.

 

Instituições apoiadas com 72 mil euros

 

Durante a reunião foi aprovado um conjunto de apoios financeiros a várias associações e instituições do concelho, no montante global de 72 mil e 445 euros. As maiores fatias do bolo foram atribuídas à Fábrica da Igreja do Divino Espírito Santo, que vai receber 34 mil e 500 euros para restauro de toda a fachada exterior do imóvel, e à União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, que encaixa 22 mil e 845 euros para obras no jardim infantil da Casa da Criança. Foram ainda contemplados: o Centro Social de São Pedro (3.800 euros), as Festas Populares de N. Sra. da Atalaia (sete mil euros), o 36.º Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares do Afonsoeiro (500 euros), o Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro (500 euros) e a Tertúlia Tauromáquica do Montijo (3.300 euros, para custear os seguros necessários às actividades do grupo de forcados).

A proposta de apoio à Tertúlia Tauromáquica foi a única que não foi aprovada por unanimidade. O vereador do PSD votou contra, justificando que a associação “não apresenta contas e não é transparente relativamente aos dinheiros públicos a ela afectos”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -