12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalREGIÃO Bacia do Sado com apenas 20% de água é a mais...

REGIÃO Bacia do Sado com apenas 20% de água é a mais afectada pela seca

Quase metade das albufeiras do País tem menos de 40% do volume total de água, mas a nossa região é mesmo a mais afectada

A bacia hidrográfica do Sado é a que apresenta menor armazenamento de água, com apenas 20% da sua capacidade nesta altura, de acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

- PUB -

Logo a seguir à bacia do Sado, surge a bacia do Lima (34%), como a segunda mais afectada pela seca extrema que está a flagelar o País.

A bacia do Guadiana é a que regista actualmente a maior capacidade de armazenamento 66,5%, seguindo-se a do Douro (62,5%), do Cávado (60,1%), de Mira (54,4%), do Tejo (54,1%), do Barlavento (51.3%), do Mondego (49,2%), do Ave (42,7%) e do Oeste (40,7%).

Quase metade de 60 albufeiras do País têm disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, segundo um relatório hoje divulgado, que regista uma descida da água armazenada em dez bacias hidrográficas.

- PUB -

“No último dia do mês de Outubro de 2017 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em dez”, refere o Boletim de Armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

O boletim refere também que, das 60 albufeiras monitorizadas, três apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 28 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Segundo o SNIRH, os armazenamentos de outubro de 2017 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de outubro de 1990/91 a 2016/17, exceto para as bacias do Cávado/Ribeiras Costeiras, Douro e Arade.

- PUB -

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -