26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalNova associação promove inclusão dos autistas na sociedade

Nova associação promove inclusão dos autistas na sociedade

A Inovar Autismo pretende constituir-se como “um apoio de excelência no âmbito da habilitação e capacitação” das pessoas com autismo

 

- PUB -

A nova associação Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão, apresentada publicamente na Quinta do Alcube, em Azeitão, Setúbal, quer “promover a inclusão das crianças, jovens e adultos com perturbação do espectro do autismo nas suas comunidades de pertença”.

Essa é a principal missão da nova associação, que pretende constituir-se como “um apoio de excelência no âmbito da habilitação e capacitação” das pessoas com autismo, ao longo do seu ciclo de vida, de acordo com as suas necessidades e as necessidades das famílias.

Na cerimónia de apresentação da Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão, a presidente da direcção explicou que tudo radica no conceito de cidadania. Aludindo aos princípios da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Ana Nogueira afirmou que “não pode haver cidadania sem exercício dos direitos, por isso, os projectos e programas da Inovar Autismo visam, através da implementação de acções concretas, sobretudo na e com a comunidade, permitir às pessoas com autismo exercer plenamente direitos tão básicos como a auto-representação; a autodeterminação; o direito a uma vida independente e, por último, o direito à participação e inclusão plenas na sociedade”.

- PUB -

Nesse sentido, a associação vai apostar em dar “respostas inovadoras, em actividades e eventos para pessoas com e sem deficiência, evitando a segregação e promovendo a inclusão” das pessoas com autismo, acrescentou Ana Nogueira. Foram apresentados os projectos “Mais Comunidade”, “Capacitar para a Inclusão”; “Famílias Inclusivas”; “+ Comunidade + Cidadania” e “Jazz com Todos”.

A cerimónia de apresentação da Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Maria das Dores Meira associou-se de imediato à causa da associação e adiantou que a autarquia estará disponível para ajudar “no que for possível” as iniciativas da associação. “Seremos um ponto de apoio à Inovar Autismo porque entendemos muito bem quais são as vossas finalidades e sabemos como é difícil arrancar com uma coisa destas”, disse.

- PUB -

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, dirigiu também palavras de reconhecimento à associação, destacando o facto de a Inovar Autismo incluir no seu elenco directivo pessoas com deficiência. “Estão a fazer as coisas muito bem e desde o início”.

A representante do Governo realçou ainda como positivo os projectos e actividades da associação se inspirarem no articulado da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

No final do evento houve uma actuação musical pelo quinteto proveniente da Academia de Música da Ramada, entidade com a qual a Inovar Autismo irá estabelecer um protocolo no âmbito do projecto “Jazz para todos”, e um espaço de convívio gastronómico.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -