2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteCâmara de Alcochete aprova orçamento de 26,1milhões de euros para o próximo...

Câmara de Alcochete aprova orçamento de 26,1milhões de euros para o próximo ano

Fernando Pinto afirma que orçamento para 2023 é o maior de sempre na história do município

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou, por maioria, as Grandes Opções do Plano, o Plano Plurianual de Investimentos e Actividades Mais Relevantes para os anos de 2023-2027, Mapa de Pessoal, e ainda o Orçamento e Plano Orçamental Plurianual para o mesmo período. Um documento que destina para o próximo ano um orçamento de quase 26,1 milhões de euros, montante que o presidente do município, Fernando Pinto, apontou como o maior de sempre.

“Estamos dedicados e determinados em construir um futuro auspicioso para todos, valorizando o nosso passado, mas construindo pontes para um amanhã mais saudável, mais ecológico, mais sustentável”, sublinhou Fernando Pinto, Fernando, destacando que o orçamento municipal para o ano de 2023, estimado em 26.946.565 euros, é o maior da história do concelho”. Ou seja, representa mais cerca de mais 5,4 milhões de euros do que foi previsto para 2022.

O documento, aprovado na reunião de câmara de 23 de Novembro pela maioria socialista e abstenção da vereação CDU, considera ainda “um investimento directo do município de 5.540.562 euros”.

- PUB -

Referindo-se às contas municipais, o presidente Fernando Pinto destacou a redução da dívida total do município, que a 18 de Novembro deste ano era de 7.401.581,80 euros e o investimento autárquico que, desde 24 de Outubro de 2017, data em que o actual executivo tomou posse, já atingiu cerca de 12.800.000 euros investidos nas áreas da educação, desporto, edifícios municipais, rede viária e acção social.

Relativamente a projectos, o autarca delineou que um dos objectivos passa pela afirmação da marca Alcochete, sendo que está também na agenda do executivo apostar na Estratégia Local de Habitação “para encontrar as melhores soluções para as inúmeras solicitações de habitação social ou as tremendas dificuldades dos jovens no acesso à habitação no concelho”.

Sobre este ângulo do sector habitacional, o edil referiu que entre os objectivos definidos para 2023, está o Programa 1.º Direito com compra de terrenos e construção de imóveis para habitação social. No alinhamento está também o desenvolvimento do projecto para habitação a rendas acessíveis para os jovens naturais do município.

- PUB -

O desenvolvimento da Operação Integrada Local no Passil, num investimento de 4 milhões euros, é outra medida planeada para o próximo ano, e considera a requalificação da escola, jardim de infância, campo de futebol, polidesportivo, ampliação do edifício do centro comunitário e a construção da rede de saneamento na Rua do Aceiro.

Está ainda prevista a requalificação do Complexo Desportivo de São Francisco, a conclusão da requalificação e ampliação do Centro Municipal de Recolha de Cães, a construção de um parque canino na Urbanização da Quebrada, a implementação de projectos na área social e o apoio ao movimento associativo e festas do concelho. Deste planeamento consta ainda a aquisição de uma viatura de combate a incêndios urbanos e manutenção de mais uma Equipa de Intervenção Permanente na Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -