No passado domingo comemorou-se o Dia da Mãe. Deixo aqui o meu reconhecimento a todas as mães que, dia após dia, semana após semana, ano após ano, levam os seus filhos(as) aos treinos e competições desportivas. Sem a sua valiosa contribuição, o desporto de formação não poderia sobreviver. Algumas delas, aliás, até se tornam dirigentes dos clubes!
Por outro lado, a recente vitória do Sport Lisboa e Benfica na Youth League foi mais um marco muito importante na valorização do futebol de formação em Portugal.
Importa lembrar que o centro de estágio do Sport Lisboa e Benfica está localizado na cidade do Seixal, um dos 13 concelhos do nosso distrito.
Apostar na formação continua a ser o caminho, aliás foi o trabalho metódico realizado pelo Professor Carlos Queiroz nos anos 80 nas seleções jovens, o que valorizou o estatuto do jovem jogador português.
No desporto de formação, a questão que muitas vezes se coloca aos pais é qual o clube onde o filho deve praticar desporto.
Pergunto: foi abordado por algum dirigente/treinador tendo em vista a mudança de clube por parte do seu filho(a)?
Deixo aqui uma ajuda na decisão: o clube fica próximo da escola/residência? A cultura do clube é criar a oportunidade de prática desportiva formativa, o clube manifesta preocupações em temas como a saúde mental, a carreira dual e a ética? O treinador possui habilitação legal para o exercício das funções de treinador na respetiva modalidade e direciona o seu trabalho para o desenvolvimento do jovem atleta a longo prazo?
Lembre-se que, mais do que ganhar, o seu filho pratica desporto para se divertir, fazer amigos e também competir, e que poucos praticantes chegam ao alto rendimento!
Falando ainda de formação, foi lançado no passado sábado o novo plano estratégico de desenvolvimento do futebol pela Federação Portuguesa de Futebol, denominado “Futebol 2030”. Foi com felicidade e sentido orgulho que lemos neste projeto algumas ideias semelhantes a propostas inseridas no “101 Vontades, Um Projeto”, projeto por nós elaborado aquando da nossa candidatura à presidência da Associação de Futebol de Setúbal (AFS).
Por fim, deixo os meus os parabéns à seleção distrital de sub-16 feminina, da AFS, que se classificou em segundo lugar no torneio interassociações de futebol de 9, realizado no distrito da Guarda, perdendo na final para a sua congénere de Braga. De realçar que no intervalo do jogo foi exibido o cartão branco aos treinadores das duas seleções, por terem manifestado uma atitude de colaboração, interpelando os pais das suas atletas para manterem a calma no desenrolar da primeira parte do jogo.