Armando da Silva Martins nasceu em Setúbal em Março de 1905, no bairro de Troino e faleceu em 19 de Março de 1961. Foi uma glória de Setúbal e do nosso querido Vitória, igualmente com João dos Santos, também olímpico.
Armando Martins, depois de jogador também foi treinador. Foi selecionado para as Olimpíadas de Amesterdão e fez parte dos jogos internacionais do País, nessa época. Jogou 16 anos na 1.ª categoria do Vitória e deixou de jogar em 1939. Como treinador levou o Vitória à final da taça de Portugal, contra o Benfim na época de 1943.
Ainda me recordo, que uma semana antes da final a equipe esteve a estagiar nas redondezas do Forte de São Filipe, pois o Vitória não tinha condições para ir para um hotel e o melhor que se conseguiu foi nas proximidades.
E ainda me lembro de irmos em grupo, os vitorianos confraternizar com os jogadores, enfim histórias do passado e recordar estas e outras histórias é Viver – porque a vida é feita de recordações.
Em 1952 a equipe treinada pelo Armando Martins, ainda me recordo de alguns dos jogadores: Joaquim Campos, João Galaz Pimenta, João Maria Condes, Augusto dos Santos Batalha, Domingos Carvalho, Manuel Batista, Camilo Pina, Emidio Graça, Jacinto Forreta, João Madaleno, Francisco Maria Primo e o célebre massagista Henrique Silva “Lafanta”.
O velhinho Campo dos Arcos, foi inaugurado em 15 de Setembro de 1913 e o estádio do Bonfim em 19 de Setembro de 1962.
E recordar esse célebre e esquecido jogador Olímpico do Vitória Futebol Clube, Armando Martins é Viver.
Viva Setúbal