Recordando a minha Infância na Escola Primária “Conde de Ferreira”

Recordando a minha Infância na Escola Primária “Conde de Ferreira”

Recordando a minha Infância na Escola Primária “Conde de Ferreira”

2 Maio 2024, Quinta-feira
Custódio Pinto

Foi com 7 anos que comecei e aos 10 anos terminei o meu percurso escolar na célebre e inédita Escola Primária “Conde de Ferreira”, em Setúbal. Atualmente com os meus 95 anos (24/02/29), ainda me recordo, com muitas saudades dos tempos da escola primária. Dos professores, designadamente, o professor Boto, como na escola era conhecido e ainda hoje pelos alunos mais antigos “a escola do Boto”. A professora D. Ângela, a D. Ernestina e o professor Almeida, todos já falecidos. A primeira que morava na rua Antão Girão, num 1.º andar por cima da célebre mercearia dos presuntos do “Cristóvão”, ela levava com muito carinho para a sua residência os alunos com mais dificuldades, com o objetivo de lhes dar explicações gratuitas para eles passarem de classe. Era para ela um orgulho os seus alunos passarem o ano escolar.
Os professores, todos eles eram muito exigentes, e por vezes quando não sabíamos a lição, éramos castigados, mas o que é certo é que nós aprendíamos e saíamos com uma boa formação e com boas bases primárias, que para mim serviram, e que ainda hoje as recordo, na minha vida profissional. E nunca mais esquecerei a escola “Conde de Ferreira”. E, Recordar é Viver – porque a vida é feita de recordações.
Finalmente consegui um manequim para representar o aluno da bata branca, oferta do amigo Leopoldo, genro do falecido “Josué Monteiro”, da conceituada sala de Troféus do Vitória Futebol Clube de Setúbal. Oferta esta que, além do álbum das fotografias e do livro de presenças, vai enriquecer ainda mais a sala/museu da minha, nossa escola primária.
O horário ao público da “Conde de Ferreira” é de segunda a sexta-feira das 14 horas às 17 horas.

Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -