12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concede o Alto Patrocínio ao projecto artístico da Associação Setúbal Voz

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concede o Alto Patrocínio ao projecto artístico da Associação Setúbal Voz

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concede o Alto Patrocínio ao projecto artístico da Associação Setúbal Voz

“Espírito alto. Energia contagiante. Entrega. Força. Estamina. Tudo o que é preciso. Valeu muito a pena ir a Setúbal. Transmite a todos os meus protestos de admiração porque com três letrinhas apenas se escreve a palavra “bem”; das palavras pequenas a maior que o mundo tem. Abraço amigo.”

 

- PUB -

                                                                Eurico Carrapatoso

Na semana passada a Associação Setúbal Voz recebeu a seguinte missiva da Presidência da República:“Encarrega-me Sua Excelência o Presidente da República de acusar a receção e agradecer a mensagem de correio eletrónico de V. Exa., recebida a 14 de fevereiro de 2023, e informar que, conforme solicitado, Sua Excelência o Presidente da República concede o seu Alto Patrocínio ao projeto Tetralogia Operática Sobre 4 Constituições Portuguesas, a realizar em 2023/2024.

Mais informo V. Exa. que a respetiva divulgação deverá ser acompanhada da publicação do selo presidencial através do modelo digitalizado que enviaremos para os vossos serviços.”

- PUB -

Longe já vão os tempos em que este projecto Setúbal Voz teve início, no início de 2016 em que, provenientes e originários de uma outra dimensão, deixámos abrupta e dolorosamente o lar original e lançámo-nos corajosa e resolutamente neste novo projecto, pela mão emocionada gentil e empenhada da nossa maestrina Gisela Sequeira.

A maestrina Gisela Sequeira foi quem conseguiu iniciar esta aventura de operacionalizar o Coro Setúbal Voz que foi a primeira entidade desta trilogia da Associação Setúbal Voz (coro, ateliê e companhia de ópera), nos seus primeiros importantes, decisivos e fundamentais anos de vida.

Temos todos, portanto, um débito de gratidão, reconhecimento e amizade para com a maestrina, bem como para os primeiros órgãos sociais, liderados de forma corajosa e resoluta por Rui Águas Trindade.

- PUB -

Seguiram-se outros órgãos sociais, liderados por Manuela Palma Rodrigues e actualmente por Adalberto Petinga.

Seguiu-se na direcção artística, o maestro Jorge Salgueiro. Este veio introduzir novos conceitos artísticos, alicerçado num novo paradigma.

A produção artística da Associação Setúbal Voz que inclui para além do Coro Setúbal Voz, a que se lhes juntaram posteriormente o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal, possui a referida matriz conceptual que promove o contacto e o diálogo com outras dimensões, tendo sempre subjacente a própria identidade, bem como a contemporaneidade artística.

Nesse sentido, a Associação Setúbal Voz assume-se como charneira para um novo modelo, no que diz respeito aquilo que se pretende que seja e um novo estímulo para uma nova aproximação do público à arte erudita contemporânea.

A Associação Setúbal Voz evoluiu para uma sistematização e aprofundamento de uma determinada tipologia de linguagem artística, através de um conceito radical, inovador, singular, desconcertante e apaixonante, com um novo dimensionamento espacial.

Nesse contexto, os cantores são sempre uma presença estrutural em qualquer espaço artístico que deve ser explorada e optimizada. Com os novos conceitos implementados, os cantores ocupam, de facto, um espaço real que pode e deve ser “preenchido”, com a consciência de uma pesquisa constante, para se procurar atingir uma plenitude física e artística em palco.

No nosso caso, a ousadia musical e interpretativa, quando alicerçada numa filosofia própria e coerente, rompe barreiras, esbate conformismos, altera as percepções e proporciona-nos entrar em dimensões artísticas completamente diferentes e desconhecidas.

E é precisamente aqui, dentro destes novos conceitos, que sobressai a enorme qualidade daquilo que temos vindo a realizar, de forma sustentada e integrada.

Daí que esta distinção concedida pelo senhor Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, sob a forma de Patrocínio seu Alto Patrocínio ao Projecto Tetralogia Operática Sobre 4 Constituições Portuguesas.

Esta atribuição altamente honrosa e prestigiante é o justo reconhecimento pelo trabalho sério, honesto, coerente e de qualidade que paulatinamente vamos conseguindo. É uma sensação de júbilo e emoção indescritíveis.

É, sobretudo, gerador de uma responsabilidade acrescida.

Estou perfeitamente convicto que estaremos à altura dos desafios, indo resolutamente ao encontro dos nossos sonhos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -