27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Porque Abril está vivo!

Porque Abril está vivo!

Porque Abril está vivo!

26 Abril 2023, Quarta-feira
António Mestre

Assinalamos a passagem do 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974 e temos todos os motivos para o fazer.

Não só pela inegável importância histórica desta que foi a Revolução que nos trouxe a democracia da qual somos herdeiros, mas principalmente porque nesta condição, de herdeiros dos valores e princípios democráticos que a Revolução de Abril nos trouxe, importa cuidar, nutrir e fazer crescer o espírito e acção legada por todos os homens e mulheres que escolheram afirmar de forma corajosa a mudança necessária no nosso País.

- PUB -

Não bastará assinalar Abril em Abril, não será relevante comemorar sem perceber, não importará estarmos satisfeitos por Abril ter acontecido, se não soubermos manter os seus valores e preservar o seu legado diariamente.

Antes de Abril o medo, a guerra, a opressão, a censura e as desigualdades foram motivos, entre outros, para que muitos lutassem para que Abril trouxesse, justiça, paz, a democracia, o Serviço Nacional de Saúde, o associativismo livre, a educação plural, o Voto Universal e o Poder Local Democrático.

Chegados ao dia de hoje, é determinante dizer que Abril está vivo e que permanece, em cada um de nós, a vontade de o reafirmar diariamente, com reforçada energia para igualmente lutarmos contra o seu incumprimento e contra as tentativas de retrocesso democrático que disfarçadamente, ou talvez não, iludem, de forma populista quem só se contenta por Abril ter acontecido.

- PUB -

É, pois, o apelo à acção democrática pela justeza de um Abril cumprido que nos deve levar à rua, que nos deve comprometer social, cultural e politicamente no nosso quotidiano, enquanto agentes que somos capazes de cumprir Abril. Todos os dias serão Abril se assim o quisermos! E queremos!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Médico
26/06/2024
, Ex-bancário, Corroios
25/06/2024
- PUB -
- PUB -