Outra vez uma oliveira

Outra vez uma oliveira

Outra vez uma oliveira

20 Setembro 2022, Terça-feira

Não, esta,de que falo hoje, não ardeu. Será um pouco mais nova do que a outra, mas os dois mil anos de idade andam por ali.

Viveu toda a sua vida na encosta da Serra do Louro, mas agora está no Espaço Fortuna, na Quinta do Anjo. Em 1989, no dia 21 de Março, dia da árvore, o Sebastião Fortuna, com o apoio logistico da Câmara Municipal de Palmela, transplantou-a para onde hoje se encontra. Porquê? Para a salvar!  Sim, para isso mesmo. É que, por baixo do tronco das oliveiras, os coelhos escavam a terra para fazerem as suas luras  (tocas), e lá se refugiam; havia  caçadores que, para os apanharem, ateavam lume à entrada das luras, que pegava nas oliveiras  e muitas morreram assim. Foi o que tinha acontecido a uma, vizinha e da mesma idade que esta que o Sebastião salvou.

- PUB -

Aconteceu que a oliveira não resistiu ao transplante e secou. O seu tronco está lá, com seis metros de perímetro e, se for cuidado, perdurará ainda por muito tempo.  No entanto, a raíz do zambujeiro em que ela foi enxertada em pequena, não secou e dela nasceu um rebento de zambujeiro, muito vigoroso, que atualmente já é uma árvore e que, se nada der cabo dele, poderá viver mais uns milhares de anos! Não é exagero, não senhor; é mesmo verdade.

Havia outras oliveiras na serra, que o povo conhecia bem. Refiro apenas duas que ainda perduram: uma tem o tronco todo oco, e uma sua dona de há muito tempo, fazia desse tronco a capoeira  das galinhas. Com uma rede de arame na entrada, lá passavam a noite protegidas das raposas; outra, perto das Silveiras, é a Oliveira Gorda.

Que tal fazer um percurso turístico – a Rota das Oliveiras Velhas – por onde, gente amante da natureza, se pudesse encontrar com alicerces vivos  do passado. E já não falo de um roteiro pelos lagares que houve em Palmela. Tantos! Fica para outra altura.

- PUB -

Fica a sugestão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Ex-bancário, Corroios
22/04/2025
- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!