19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
O sétimo aniversário da Associação Setúbal Voz

O sétimo aniversário da Associação Setúbal Voz

O sétimo aniversário da Associação Setúbal Voz

Existe uma expressão que traduz o estado de espírito de todos aqueles que pertencem à Associação Setúbal Voz (ASV) e que é a seguinte: “Na vida fecha-se uma porta e abre-se uma janela”.
No nosso caso concreto, foi muito mais que uma janela que se abriu. Foi um maravilhoso e fantástico mundo, como iremos ver a seguir
No dia 4 de Fevereiro de 2016, um grupo de amigos reuniu-se numa sala gentilmente cedida pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal e com muita emoção e determinação, realizaram o primeiro ensaio, dando dessa forma início à génese do Coro Setúbal Voz.
Mais tarde, a 3 de Junho de 2016, ocorreu a constituição oficial da Associação Setúbal Voz, sustentáculo formal do Coro Setúbal Voz, do Ateliê de Ópera de Setúbal e da Companhia de Ópera de Setúbal.
Principalmente, desde a chegada do maestro Jorge Salgueiro, ocorrida em 2017 e muito pela sua visão entusiasmada, talentosa e emotiva, a ASV tem percorrido as veredas da música, da arte, das emoções, do regozijo. Dos sonhos.
E da enorme qualidade.
A nossa Associação Setúbal Voz, com o seu Coro Setúbal Voz, o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal, realizou o Elucidário da Melancolia, Os Fantasmas de Luísa Todi, Nessun Dorma, a reabertura ao público do Convento de Jesus, A Casa de Emília, os vídeos Amor, Ópera de Carnaval, A Vingança, os vídeos, quarenta e sete Bandeiras da Liberdade, em homenagem aos quarenta e sete anos do 25 de Abril, Penitência à Virgem das Águas, A Nave dos Diabos, Animais, Bichos e Criaturas, vinte e um recitais de música no Convento de Jesus, “Purgatório, A Divina Comédia”, Migrantes, Carmen, a edição de um CD e de um livro, num total de oitenta actividades.
Ao longo de 2023 a 2025, a Associação Setúbal Voz irá apresentar ao público várias óperas inspiradas nas Constituições Portuguesas, no âmbito do projecto TETRALOGIA OPERÁTICA SOBRE 4 CONSTITUIÇÕES PORTUGUESAS.
Através das Constituições consagram-se os princípios associados aos ideais da democracia, representatividade, separação de poderes, igualdade jurídica e respeito pelos direitos pessoais. A República e a Democracia de Abril, cujos cinquenta anos se comemoram em 2024, consubstanciam-se em Constituições.
As quatro óperas originais relativas às quatro constituições são as seguintes: A Constituição de 1822 e a Amante de Portugal, a Constituição de 1911 e a Conspiração da Igualdade, a Constituição de 1976 e a Evolução dos Cravos, a Constituição de 2030 e a Nova Ordem.
Para a realização destes espectáculos, a ASV conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, do Município de Setúbal, das Juntas de Freguesia de S. Sebastião, União das Freguesias de Setúbal e da Antena 2.
A Associação Setúbal Voz faz intrinsecamente parte das nossas vidas; inunda os nossos espaços emocionais e afectivos, transportando-nos para uma dimensão intangível, a infinita capacidade de sonhar, de procurar perseguir em permanência a linha do horizonte, para lá da imaginação tornada realidade, imensa qualidade artística, emoções transbordantes, alegria efusiva estampada em todos os rostos, em cada em ensaio, em cada saída ou em cada espectáculo.
Gente nova a entrar continuamente. Actualmente temos cerca de setenta coralistas.
A música entrelaça-nos, através das emoções, da alegria, dos afectos. O estarmos todos juntos.
Fabricantes de sonhos.
Sempre.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -