O primeiro ano do Núcleo Re-Food Alcochete

O primeiro ano do Núcleo Re-Food Alcochete

O primeiro ano do Núcleo Re-Food Alcochete

14 Abril 2023, Sexta-feira
Coordenadora do Núcleo Re-food Alcochete

O Núcleo Re-food nasceu no concelho de Alcochete em março de 2022, pelas mãos de um grupo de elementos que já na altura demonstrava um gosto acrisolado pela área do voluntariado, de fazer o bem sempre em prol do bem-estar dos outros.
Ao fim deste primeiro ano, através do Núcleo conseguimos evitar que muitas toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, tendo estes alimentos sido canalizados para famílias do concelho de Alcochete que se encontravam numa situação de insegurança alimentar. Por conseguinte, temos vindo a dar cumprimento à essência deste movimento, 100% voluntário, que consiste em recolher excedentes alimentares em boas condições evitando que sejam colocados no lixo e, que por sua vez, sejam doados a quem mais necessita.
Presentemente o Núcleo de Alcochete apoia 51 famílias (o que se traduz em 176 pessoas) por semana. Estas famílias podem chegar até nós por duas vias, ou nos procuram diretamente ou são referenciadas para o Núcleo por outras instituições nossas parceiras, existentes no nosso concelho (Agrupamento de Escolas de Alcochete, Juntas de Freguesia, Centro Comunitário Cais do Sal, Sempre Prontos a Ajudar, Câmara Municipal de Alcochete).
Neste momento, apoiamos famílias do Samouco, São Francisco, Alcochete, Passil e Fonte da Senhora. A entrega dos cabazes às famílias ocorre de segunda a quinta-feira e cada família tem atribuído, uma vez por semana, um cabaz de alimentos. Para além das famílias apoiadas, quando temos uma elevada quantidade de excedentes ainda fazemos doações a outras instituições, como por exemplo para o Lar Abrir Caminhos, Sol dos Meninos, Grupo Sócio Caritativo do Samouco, Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, entre outras, e, assim, conseguimos minimizar o desperdício alimentar.
O Centro de Operações do Núcleo localiza-se num espaço gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Alcochete, que apesar de reduzidas dimensões, nele conseguimos fazer o armazenamento e conservação dos excedentes alimentares doados pelas fontes alimentares, bem como a preparação dos cabazes de alimentos que são entregues às famílias.
Os cabazes de alimentos entregues às famílias são constituídos por uma enorme variedade de alimentos, desde hortícolas, fruta, refeições confecionadas, produtos de charcutaria, ovos, pão, arroz/massas, doces… doamos o que nos dão! Temos tido um feedback muito positivo relativamente ao recheio dos cabazes e sabemos que atualmente fazemos a diferença na vida das famílias apoiadas.
Nestes últimos doze meses, tivemos e continuamos a ter um número considerável de fontes alimentares que sempre que dispõem de excedentes alimentares os canalizam para o Núcleo. A recolha destes donativos é realizada pela magnifica equipa de voluntários, contando neste momento o Núcleo já com a colaboração de 112 elementos, que semanalmente disponibilizam algum do seu tempo para fazerem as recolhas alimentares e a preparação/entrega dos cabazes às famílias.
Embora o primeiro ano tenha sido um ano muito trabalhoso, pois foi necessário estruturar todo este projeto no concelho, consideramos que o balanço destes últimos doze meses foi muito positivo, uma vez que:
– Conseguimos envolver um número considerável de parceiros na comunidade,
– Minimizámos o desperdício alimentar,
– Contribuímos para um ambiente mais saudável,
– Ajudámos a diminuir as carências alimentares de algumas famílias,
– Conseguimos angariar uma larga equipa de voluntários, sem os quais nunca conseguiríamos ter chegado a onde já chegámos neste momento,
– Temos vindo a ter visibilidade junto dos nossos jovens que escolhem o Núcleo como projeto escolar, tendo estes nas suas mãos o poder de construir um futuro melhor.
O nosso agradecimento a todos os voluntários do Núcleo Re-food Alcochete e às entidades que depositam a sua confiança no nosso trabalho!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -