26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
O Bairro do Areias (Montijo), as “Conversas no Bairro” e a cidade mais atractiva de Portugal!

O Bairro do Areias (Montijo), as “Conversas no Bairro” e a cidade mais atractiva de Portugal!

O Bairro do Areias (Montijo), as “Conversas no Bairro” e a cidade mais atractiva de Portugal!

1 Abril 2022, Sexta-feira
Economista e Jurista

Em 06/03/2015, na Sociedade Recreativa do Bairro do Areias foram ouvidos contributos dos cidadãos do Montijo para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), no âmbito da iniciativa “Conversas no Bairro”. Então, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, iniciou a sessão com uma breve explicação sobre as “Conversas no Bairro”, realçando que permitem uma “maior proximidade e interação com a população. Queremos ouvir as vossas ideias, problemas e dificuldades para construir um PDM mais participado e que acolha as diferentes visões dos moradores dos diferentes bairros”, dizendo ainda que “o principal desafio é a questão da coesão territorial e da sutura da malha urbana do bairro que necessita de consolidação”.

Hoje, passados mais de sete anos de governação, em visita ao Bairro do Areias no passado dia 19/03/2022 com o vereador João Afonso, questiona-se o que foi feito da pretensão dos moradores sobre a resolução dos “vazios urbanos” (espaços por ocupar mesmo ao lado de prédios novos) e dos prédios devolutos? E a insuficiência dos transportes públicos? E quanto à criação de um novo acesso à Ponte Vasco da Gama? E o espaço de lazer ao ar livre que possibilite o desenvolvimento de actividades para as crianças?

- PUB -

Na verdade, encontrámos inúmeras e graves queixas dos moradores relativamente a diversos temas: o espaço público pedonal e de estadia, escasso e desqualificado, exige intervenções pontuais e estratégicas de melhoramento, associadas á criação de centralidades locais, o serviço de transportes públicos quase inexistente é péssimo, o parque infantil que está fechado e a degradar-se a olhos vistos, a questão da caixa multibanco que desapareceu do bairro permanece sem solução á vista, tendo os moradores de se deslocar ao centro do Montijo para levantar dinheiro!

Apesar das promessas políticas de que se iria criar um modelo territorial que valorizaria, em primeiro lugar, a qualidade de vida urbana, assistimos à degradação da qualidade de vida! E tudo isto na cidade mais atractiva de Portugal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Médico
26/06/2024
, Ex-bancário, Corroios
25/06/2024
- PUB -
- PUB -